CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Deslumbrantes: Eventos raros da Lua acontecerão em 2023

Observadores do céu e entusiastas da astronomia poderão de observar dois tipos de eclipses.

Em 17/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: NASA

O ano está repleto de fenômenos que vão de eclipses a várias “superluas” que devem emocionar os amantes do espaço.

Você é um observador da Lua? Se não, é provável que possa se tornar em 2023. Nos próximos 12 meses, observadores do céu e entusiastas da astronomia terão a oportunidade de observar dois tipos raros de eclipses solares, além de várias “superluas”, um eclipse lunar parcial e algumas belas conjunções da Lua e dos planetas.

Aqui estão sete eventos raros e fascinantes que acontecerão no espaço em 2023:

1 A Lua protagonizará dois tipos raros de eclipses solares

Um eclipse solar ocorre quando uma Lua Nova se move atrás do Sol. Isso acontecerá duas vezes em 2023, com ambos os eventos proporcionando vistas espetaculares da Terra. Em 20 de abril de 2023, um raro eclipse solhar híbrido, combinação de um eclipse solar total e um eclipse anular de “anel de fogo”, trará uma curta totalidade arrepiante para a Austrália Ocidental, Timor Leste e Papua Ocidental.

2 Teremos 13 Luas Cheias em 2023

Quando falamos de um ano, estamos nos referindo a um ano tropical – quanto tempo a Terra leva para orbitar o Sol. São 365 dias. No entanto, a Lua tem seu próprio ano que dura 354 dias – o tempo necessário para 12 lunações (órbitas da Lua ao redor da Terra). Cada órbita lunar leva 29 dias, então uma lunação leva 354 dias. O intervalo de 11 dias entre um ano tropical e um ano lunar significa que a cada 2,7 anos há uma lua cheia “extra” em um ano civil. Tudo o que precisa acontecer 13 luas cheias em um ano civil é que a primeira lua cheia de qualquer ano ocorra nos primeiros 11 dias – e é exatamente isso que acontece este ano.

3 Maio verá um ‘Eclipse da Lua das Flores’

A segunda Lua Cheia da primavera no hemisfério norte será eclipsada pela Terra. Um fraco eclipse lunar penumbral fará com que a Lua cheia se mova para a sombra externa difusa da Terra, embora apenas para aqueles na Ásia e na Austrália. Para todos os outros, a melhor hora para vê-lo será o nascer da lua na sexta-feira, 5 de maio de 2023.

4 Quatro Luas Cheias serão ‘Superluas’

Uma “Superlua” visível é uma lua cheia que ocorre quando a lua está em seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita ligeiramente elíptica. A lua, consequentemente, parece um pouco maior e mais brilhante no céu do que em outras épocas, principalmente quando vista como aparece no horizonte.

5 A maior Lua Cheia do ano será uma ‘lua azul’

Uma “Lua Azul” é apenas a segunda lua cheia em um mês do calendário, algo que deve acontecer a cada poucos anos porque a Lua leva 29 dias para orbitar a Terra. No entanto, a “Lua Azul” do verão – que terá sua melhor aparência no nascer da lua na quarta-feira, 30 de agosto e na quinta-feira, 31 de agosto – também será a lua cheia mais próxima da Terra, portanto, a melhor “superlua” do ano.

6 A Lua oculta Júpiter

Pouco antes do amanhecer de 17 de maio de 2023, uma lua crescente minguante com 5% de iluminação passará por Júpiter. Mais tarde naquele dia, ele o ocultará. Como o caminho orbital da Lua ao redor da Terra é inclinado apenas 5º em relação à órbita da Terra ao redor do Sol – e ao plano do sistema solar – isso está prestes a acontecer de vez em quando. Será visível de partes das Américas e da Europa , embora apenas facilmente para aqueles com telescópios motorizados. Isso não acontecerá novamente até 2026.

7 Haverá um ‘Eclipse da Superlua da Colheita’

A segunda Lua Cheia de outono no hemisfério norte também será eclipsada pela Terra. Vai ser um eclipse lunar parcial, com um deslizamento da lua deslizando para a sombra central da Terra. Pode parecer bastante estranho para aqueles que conseguem vê-lo – desta vez na Europa, África e Ásia – porque apenas cerca de 12% do disco lunar “ficará escuro”. (Foto: Jamie Carter)

Leia também:

Aplicativo móvel Ponto Cachoeiro atinge 24 mil downloads
Vereador protocola indicação para tecnologia 5G na Serra
Painel “Inovação, caminho para sucesso dos negócios” será dia 10
Evento de robótica espera receber até 10 mil pessoas em São Paulo
Vitória: Praça da Ciência recebe projeto Universo no Parque
InovaLab: inscrições são prorrogadas até 19 de setembro
Nos 471 anos de Vitória, programação especial nos CCEC
Operadoras ativam sinal do 5G em Fortaleza, Natal e Recife
Serra: Inscrições para o Prêmio Inoves estarão abertas até dia 27
Primeira edição do Cocreation Lab chega ao Espírito Santo
Começa hoje em Brasília maior feira de tecnologia do mundo

TAGS:
DESLUMBRANTE | LUA | EVENTOS | ECLIPSE | LUA CHEIA