POLÍTICA CAPIXABA

Detran|ES firma parceria com SEST SENAT para oferta de cursos

Givaldo Vieira destacou que o Governo do ES cumpre papel inclusivo com programas social.

Em 15/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Detran-ES

Esta é a primeira parceria do órgão de trânsito voltada para o Exército Brasileiro e tem o objetivo de aumentar o número de militares capacitados para o setor de transporte. 

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem (SEST SENAT) assinaram, na tarde desta terça-feira (14), um acordo de cooperação para oferecer, de forma gratuita, cursos especializados para qualificação de condutores profissionais para militares do 38º Batalhão de Infantaria. Esta é a primeira parceria do órgão de trânsito voltada para o Exército Brasileiro e tem o objetivo de aumentar o número de militares capacitados para o setor de transporte. 

Por meio da parceria com o SEST SENAT, serão ofertadas 25 vagas em cursos especializados de condutor de transporte de veículo de emergência, transporte coletivo de passageiros e transporte de produtos perigosos. A primeira turma, em janeiro de 2022, será formada por 15 cabos e soldados do 38º Batalhão de Infantaria. O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que o Governo do Estado, por meio do Autarquia, cumpre um papel inclusivo com programas como o CNH Social e o CNH Requalifica, e também consolida parcerias institucionais que ampliam a capacitação de pessoal para fortalecer a segurança pública, como essa consolidada com o SEST SENAT e Exército.  

“Essa inovação é fruto de diálogo que iniciamos com o Exército, quando, no ponto alto da pandemia, em 2020, contribuíram com a desinfecção da Sede Administrativa do Detran e de áreas de provas práticas de trânsito na Grande Vitória. Recebemos a demanda dos cursos profissionalizantes e viabilizamos com o SEST SENAT e o Centro de Estudos Avançados de Trânsito e Treinamentos (CEATT). E esse é o primeiro passo para a implantação de um Centro de Formação de Condutores (CFC) Militar, que tem processo em trâmite para credenciamento, tendo em vista que hoje os militares do Espírito Santo precisam se deslocar para outros estados quando vão tirar a carteira de motorista ou mudar de categoria”, frisou. 

Givaldo Vieira acrescenta que os militares prestam importante serviço, sobretudo, em situações em que as cidades são impactadas por consequência de fenômenos naturais, como em enchentes, e em casos excepcionais, a exemplo de crises de segurança pública, vide a que ocorreu no Estado em 2017.  

“Essa parceria é muito importante para termos em nosso quadro pessoal capacitado em categorias mais elevadas e com cursos especializados para conduzir as nossas viaturas que requerem essa capacitação como condução de ambulância, caminhão pipa de combustível, transporte de munição, de produtos perigosos e controlados. Não podemos esperar que o próprio militar custeie essa formação e temos uma demanda grande para categoria D e de profissionais qualificados para esse transporte. Então, essa parceria é fundamental para as operações administrativas e também para as operações em que o exército é chamado para atuar”, disse o comandante do 38º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel Marcelo Penalva. 

Para a diretora do SEST SENAT, Valéria Ribeiro Gonçalves, “a parceria firmada com o Detran|ES e com o Exército é fundamental para o transporte eficiente, além de estreitar parcerias com importantes órgãos estaduais e federais em prol de um bem comum: a segurança das pessoas, tanto no trânsito quanto em seus lares, temática que tem total alinhamento com a atuação do SEST SENAT no Espírito Santo e em todo o Brasil.” 

Também participaram da assinatura do termo de cooperação técnica o gerente de Habilitação do Detran|ES, Rodrigo Cândido; o coordenador de CFC do Detran|ES, Felipe Rocio; o coordenador de Desenvolvimento Pessoal do SEST SENAT, Nivaldo Silva; o tenente do 38º Batalhão de Infantaria, Vimercati; e o representante da empresa CEATT, Marcel Rangel. (As informações são do Detran|ES)  

Leia também:

Governo anuncia construção do Creas em Presidente Kennedy
Governador apresenta Plano de Investimentos 2020/2021
Governo do ES reforça a coleta de lixo nos municípios
Casagrande anuncia um bônus para o pessoal do magistério
Alegre recebeu diagnóstico do programa de Aceleração de PPP
Governo do Estado inaugura obras em Santa Maria de Jetibá
Governador autoriza reforma de escola estadual em Serra
Detran|ES divulga a lista de suplentes para o CNH Social
Governador autoriza reforma de escola em Jerônimo Monteiro
Governo do ES lança programa Nota Premiada Capixaba
Detran|ES autoriza serviços de sinalização viária em Jaguaré

TAGS:
GIVALDO VIEIRA | CDETRAN|ES | PARCERIA | CURSOS | SEST SENAT