POLÍTICA CAPIXABA

Detran|ES inaugura posto para emissão de RG em Serra Sede

A iniciativa é uma parceria inédita do Detran|ES com a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

Em 23/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PCES e Detran|ES

A PCES, que é a responsável pela confecção do documento no Espírito Santo, terá um guichê dentro da unidade do Detran|ES

Uma parceria inédita do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), com a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), possibilitou a inauguração de um novo Posto de Identificação Civil da Superintendência de Polícia Técnico-Científica no município da Serra, nesta quarta-feira (23). Com isso, os moradores já podem solicitar a confecção da Carteira de Identidade (RG – Registro Geral), na Ciretran localizada em Serra Sede. 

A PCES, que é a responsável pela confecção do documento no Espírito Santo, terá um guichê dentro da unidade do Detran|ES, voltado para o atendimento da população que busca o serviço de emissão da Carteira de Identidade. Esse é o segundo Posto de Identificação Civil da PCES na Serra e o primeiro dentro de uma Ciretran no Estado.

Esse é um projeto-piloto do Governo do Estado, que tem o objetivo de integrar, no futuro, as coletas biométricas dos dois órgãos. Tal medida deve minimizar os riscos de produção de documentos falsos, tanto de habilitação quanto de identidade, já que os dados biométricos dos cidadãos poderão ser acessados no momento do serviço.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância da parceria entre os órgãos públicos para facilitar a vida do cidadão e garantir mais segurança na emissão de documentos.

“Essa iniciativa tem o objetivo de proporcionar um novo espaço para que a população da Serra possa emitir o RG. Também visa a elaborar um estudo para viabilizar o compartilhamento de tecnologia entre os dois órgãos. Isso é um avanço na segurança, já que a integração das biometrias vai inibir as tentativas de fraude na emissão de documentos no Estado, sobretudo de carteiras de motorista, muitas vezes utilizadas por malfeitores para praticar crimes”, frisou Givaldo Vieira.

De acordo como o diretor geral do Detran|ES, essa parceria em Serra Sede também contribuirá para o aquecimento do comércio local, já que haverá mais um movimento de pessoas na unidade à procura do novo serviço.

“Além disso, vai potencializar a dignidade e a autoestima do povo serrano”, completou.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou que a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (STPC) passa por uma importante reestruturação, no escopo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. A modernização de processos e implementação de novas tecnologias vão trazer mais segurança na emissão de documentos e qualidade no atendimento dos diversos setores da SPTC. A parceria com o Detran|ES representa um avanço importante nessa modernização.

“A identificação oficial é o primeiro passo para o exercício pleno da cidadania. Por este motivo, esta parceria com o Detran|ES é tão importante, já que vai possibilitar a ampliação desse atendimento, levando o serviço para mais capixabas. Estamos trabalhando com o objetivo de integrar os sistemas da Polícia Civil e do Detran|ES, reduzindo o risco de fraudes e melhorando o atendimento à população capixaba”, pontuou Arruda.

A presidente da Associação de Moradores do Centro da Serra, Mery Munes, agradeceu a implementação do serviço, em nome da comunidade.

“A inauguração do posto de identificação aqui na Ciretran de Serra Sede é uma realização e uma grande conquista. Vai ajudar muito todos os moradores, não só de Serra Sede, mas dos bairros vizinhos, que não terão que se deslocar para fazer a identidade”, disse.

“A vinda da Ciretran para cá foi uma grande conquista para nós e o posto de identificação civil é mais uma ferramenta importante para o desenvolvimento da Serra Sede. Os serranos estão agradecidos pelo novo serviço”, ressaltou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Serra Sede (Acess), Edson Quintino do Nascimento.

Serviço:
Novo Posto de Identificação na Ciretran Serra Sede
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, nº1, 1º pavimento, Serra Centro (antiga sede da prefeitura).
Horário de funcionamento: das 8h às 17h, em dias úteis.
Procedimento e documentos necessários para confecção da Carteira de Identidade aqui: https://pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg.
Agendamento: www.agendamento.es.gov.br.  - (As informações são da Polícia Civil e Detran|ES)

Leia também:

Governo do Estado entrega reforma do DPM de São Pedro
Estado anuncia recursos para a educação e assistência social
Rodovia das Paneleiras: trecho Vitória ganha nova iluminação
Governo autoriza a reforma e ampliação de escola na Serra
Estado institui Plano Estadual de Políticas para Juventudes
ES lança "Mulher Segura" para vítimas de violência doméstica
Casagrande autoriza obras na ES-261 entre Itarana e Jatibocas
Governo do Estado anuncia obras e habitação em Colatina
Detran|ES orienta sobre retirada de CNH em unidades do órgão
Governo do ES anuncia obras em São Domingos e São Gabriel

TAGS: 
SERRA SEDE | RG | CIRETRAN| PPOSTO | EMISSÃO