TEMAS GERAIS

Detran|ES oferece aulas de curso de mecânica para mulheres

Evento segue até próxima quinta-feira (26), ensinando noções de mecânica básica de carros.

Em 24/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Detran|ES

As aulas são ministradas pelos técnicos especializados das empresas parceiras e acontecem de forma presencial.

Teve início, nesta segunda-feira (23), no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) o Curso de Mecânica para Mulheres ‘Faça você mesma’. O treinamento segue até a próxima quinta-feira (26), ensinando noções de mecânica básica de carros e motos para as participantes.

As inscrições foram feitas em março, Mês da Mulher, mas em razão do risco alto de contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) à época, o evento foi adiado.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, cumprimentou todas as mulheres presentes, e reforçou o objetivo do curso, que é dar autonomia e independência a elas.

“O número de mulheres condutoras vem crescendo e o objetivo do Detran|ES com esse curso é homenagear as mulheres, pois são as que menos se envolvem em acidentes. Queremos dar ainda mais condições a vocês, ensinando-as a identificar e solucionar quaisquer contratempos em seus veículos. Isso também ajudará na prevenção de problemas mecânicos e contribuirá para a segurança no trânsito”, acredita o diretor.

Édina de Almeida Poleto, diretora Técnica do Detran|ES disse que é uma grande alegria oferecer esse curso de mecânica para mulheres. Em geral, elas são mais cuidadosas no trânsito, se envolvem menos em acidentes e esse curso quer dar independência para as condutoras.

“Este é o primeiro curso ofertado aqui no Detran|ES de outros que ainda virão. Que vocês que estão participando aprendam a agir em situações mais simples e percebam que podem fazer nesta área da mecânica do veículo o que qualquer outra pessoa pode fazer”, pontuou a diretora.

Durante o curso, as mulheres receberão ensinamentos para capacitá-las a compreender os principais indicadores do painel de instrumentos, noções básicas de verificação do motor, dos freios e fluidos, quando o veículo precisa de alinhamento e balanceamento, além de dicas de condução econômica e cuidados diários.

As aulas são ministradas pelos técnicos especializados das empresas parceiras e acontecem de forma presencial, cumprindo todos os protocolos necessários de segurança e proteção exigidos pelos Decretos Estaduais durante a pandemia, sendo divididas em dois módulos: teórico e prático.

O diretor comercial da Motovena, Jânio de Paula, esclarece que o objetivo do curso não é ensinar mecânica, mas dar condições para que todas as alunas possam aprender o básico do funcionamento do veículo.

“Queremos que as alunas saibam como agir no caso de o veículo apresentar um problema no dia a dia ou acender uma luz no painel. Queremos que elas tenham uma base técnica para falar com mais segurança com um mecânico ao levar o carro numa oficina”, reforçou.

O curso que é organizado e coordenado pelo Detran|ES, está sendo realizado no auditório da Sede Administrativa do Órgão, em Vitória, é totalmente gratuito e conta com a parceria das empresas Moto Vena e Contauto.

“Me inscrevi, porque achei bem legal a iniciativa do Detran de oferecer esse curso de mecânica especialmente para mulheres. Acredito que todo conhecimento é importante e espero conseguir resolver pequenos problemas no meu carro”, Aline Rodrigues, professora de academia, moradora de Serra.

“Hoje, toda vez que dá um problema no meu carro eu me desespero e ligo para o mecânico. Quando vi esse curso me inscrevi e acho que vai ser importante para mim e para outras mulheres que também não sabem o que fazer nessas situações. Meu objetivo é conhecer meu carro e saber agir para resolver pequenos problemas do dia a dia”, Graciela Moreira, bibliotecária, moradora de Vitória.

“Me interessei pelo curso, porque acho importante conscientizar, em especial as mulheres, sobre a importância da manutenção preventiva e nos ajudar a evitar imprevistos com atitudes rápidas e simples como checar o nível de água e óleo”, Hanuska Costa, servidora do Detran, moradora de Vitória.

Curso

O Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma” vai proporcionar às alunas conhecerem a história dos veículos, equipamentos obrigatórios, painel de instrumentos com auxílio do manual do proprietário, onde e como usar o extintor de incêndio ABC.

Também serão abordados os sistemas do motor do veículo, os problemas mais comuns e as possíveis soluções; demais sistemas do veículo e suas particularidades, além dos principais problemas que ocorrem e as possíveis soluções. As alunas realizarão exercício de inspeção do veículo, conhecerão o sistema de rodagem, detalhes das motocicletas e realizarão troca de pneu. (As informações são do Detran|ES)

Cronograma:
          23/08/2021 – módulo teórico para veículo de quatro rodas
          24/08/2021 – módulo prático para veículo de quatro rodas
          25/08/2021 – módulo teórico para veículo de duas rodas
          26/08/2021 – módulo prático para veículo de duas rodas

Leia também:

Estudo mostra que Brasil perdeu 16% da superfície de água
Passagem de furacão no México deixa ao menos 7 mortos
Programa de redução de salários e jornada termina dia 25
Inscrições para oficina de introdução à Linguagem Simples
MP quer que Vale e BHP arquem com dívidas da Samarco
Kartódromo Internacional de Serra adere ao "Agosto Lilás"
Sobe para 1.941 o número de mortos em terremoto no Haiti
Mutirão acelera julgamentos de violência contra a mulher
Número de mortos após terremoto no Haiti sobe para 1.297
Terremoto no Haiti faz centenas de mortes e casas destruídas
Procon-ES ataca comércios irregulares no sul do Estado
Procon-ES lança campanha solidária de doação de alimentos
Detran|ES realiza ações educativas em Linhares e Colatina
Serra: Prefeitura vai analisar danos causados pelo óleo diesel
Caminhão que transportava carga de óleo diesel tomba na 101
Dia Mundial do Ovo será celebrado com um concurso no ES
Cadê o sono? 66% dos brasileiros têm dificuldade para dormir
Espanha autoriza entrada de voos partidos do Brasil
Bandeira tarifária de agosto se manterá vermelha diz Aneel
Autorização de viagem para menores poderá ser feita online
Inmetro vai instalar certificação em bombas de combustível
Taxa de trabalho informal no Brasil sobe para 40%, diz IBGE
Estado tem 5 municípios em risco moderado e 73 em risco baixo

TAGS:
TEMPESTADES | FURAÇÃO | INUNDAÇÕES | FISCALIZAÇÃO | PROCON-ES | ACIDENTE | DETRAN|ES | SINALIZAÇÃO | CIDADE