TEMAS GERAIS

Detran|ES realiza ações do Maio Amarelo com estudantes

Detran realiza ações educativas do Maio Amarelo com estudantes de Guarapari e Vila Velha

Em 20/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Detran/ES

Diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva ressaltou que o objetivo é chamar a atenção de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres para a conscientização e responsabilidade de cada um na construção de um trânsito seguro.

A equipe de educação para o trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) participa de ações educativas que fazem parte da programação do movimento Maio Amarelo, destinadas aos alunos da Rede Municipal de Educação de Guarapari e também aos estudantes da Universidade Vila Velha (UVV).  

O evento de Guarapari é organizado pela Secretaria de Postura e Trânsito (Septran) do município, reunindo vários órgãos nestas quinta-feira (19) e sexta-feira (20), no Complexo Esportivo, em Muquiçaba, como o Detran|ES, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Eco101.  

O diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, reforçou a importância da ação educativa com os estudantes.

“O Detran acredita que ações integradas como essas têm um efeito mais amplo na sociedade. Estamos reforçando nossas ações educativas neste mês, em virtude do Maio Amarelo, nas vias de todo o Estado, em empresas, promovendo parcerias para a iluminação de espaços de amarelo”, destacou.   

Harlen da Silva ressaltou que o objetivo é chamar a atenção de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres para a conscientização e responsabilidade de cada um na construção de um trânsito seguro.

“A educação, principalmente das crianças e adolescentes, sobre esse tema é essencial para mudar o comportamento no trânsito. Por isso, estamos intensificando a educação para o trânsito, que é o que já fazemos durante todo o ano com as ações do Detranzinho”, acrescentou. 

O secretário de Postura e Trânsito de Guarapari, Luiz Cardoso, destacou a integração dos órgãos.

“A ação visa divulgar o Maio Amarelo, que é uma campanha nacional do trânsito. O município, com o Detran, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Eco101, está unindo forças para poder transmitir às crianças a importância da sinalização, do uso do cinto de segurança, entre outras ações, e também para passar aos pais a questão da segurança no trânsito. Como o tema deste ano é ‘Juntos salvamos vidas’, achamos importante juntar as várias instituições envolvidas para transmitir esse recado para as crianças levarem para casa”, disse Cardoso. 

“Gostei do jogo. Achei muito legal. É uma brincadeira que ensina ações importantes para a segurança no trânsito”, disse a estudante Sofia, de 8 anos. Kesly, de 11 anos, também elogiou as atividades. "Gostei bastante porque ajuda a gente a aprender as regras de trânsito e não causar acidentes”, comentou. 

Brunela é mãe do Samuel, de 8 anos, do 3º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Ana Rocha Lyra, e acredita que essas ações são importantes para as crianças.

“É gratificante ver como essas parcerias de vários órgãos de trânsito ensinam sobre a sinalização para as crianças, em forma de brincadeiras educativas. Vale a penas trazer os alunos”, elogiou.  

Vila Velha 

O Detran|ES, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), também promoveu, nesta quinta-feira (19), ações educativas com estudantes da Universidade Vila Velha (UVV) sobre pontos importantes para essa faixa etária.  

Nas ações, que já aconteceram pela manhã e também serão realizadas com as turmas da noite, os agentes fazem demonstração do teste do etilômetro e com o simulador de impacto. O objetivo é conscientizar os jovens para a necessidade de adotar comportamentos seguros no trânsito, principalmente em relação aos riscos da mistura de bebida e direção, e de também não respeitar os limites de velocidade. 

Programação 

Durante todo o Maio Amarelo, o Detran|ES está desenvolvendo ações educativas e atividades, em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas, com os propósitos de chamar a atenção da sociedade para o alto número de acidentes e reforçar a importância da participação de todos, visando à construção de um trânsito mais gentil e seguro em todos os 78 municípios capixabas. 

Confira a programação do Movimento Maio Amarelo aqui 

Maio Amarelo 

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas neste mês no Espírito Santo e em todo o mundo têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano. 

O tema deste ano, “Juntos salvamos vidas”, foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras. (As informações são do Detran/ES)

Leia também:

Vitória registra recorde de temperatura mínima em 93 anos
EUA anunciam ponte aérea para importar fórmula infantil
MP prevê R$ 700 milhões a regiões atingidas pelas chuvas
Iluminação do Buda de Ibiraçu alerta para o Maio Amarelo
Detran|ES adequa sistema para emissão da nova CNH
Conferência Municipal da mulher começa nesta quinta (19)
Blitz de trânsito alerta sobre exploração sexual de crianças
Viana doa quadros para acervo da Casa dos Açores do ES
Guerra na Ucrânia pode deixar 90% das pessoas na pobreza
MJSP cria uma rede para coordenar combate à corrupção

TAGS:
DETRAN/ES | MAIO AMARELO | ESTUDANTES | VILA VELHA | GUARAPARI