POLÍTICA CAPIXABA

Detran|ES repassa R$ 36 milhões para fiscalização de trânsito

Recurso visa reforçar o policiamento e fiscalização de trânsito pela Polícia Militar, no Estado.

Em 27/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Diretoria de Comunicação Social/PMES

O Termo de Cooperação de Descentralização de Créditos foi assinado pelo diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e pelo comandante da Corporação, coronel Douglas Caus.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou o repasse de recursos financeiros no valor de R$ 36.561.962,00 para investimento com vistas ao policiamento e fiscalização de trânsito pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) em todo o Estado. O Termo de Cooperação de Descentralização de Créditos foi assinado, na tarde deontem (26), no Quartel do Comando Geral da PMES, Vitória, pelo diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e pelo comandante da Corporação, coronel Douglas Caus.

Os recursos financeiros são oriundos das receitas arrecadadas com as cobranças de multas e serão utilizadas especificamente na aquisição de equipamentos e serviços que proporcionarão um aumento na capacidade de fiscalização de trânsito, policiamento e aplicação de medidas administrativas de competência do Detran|ES nas vias públicas de todo o Estado. O repasse, válido para os próximos cinco anos, é quase 50% a mais do que o valor do último termo de cooperação técnica (que vigorou de 2016 a 2021), o que representa uma valorização das forças de fiscalização de trânsito no Espírito Santo.


O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ao lado do comandante da Corporação, coronel Douglas Caus, assina o Termo de Cooperação de Descentralização de Créditos. Foto: Divulgação - Diretoria de Comunicação Social/PMES

Givaldo Vieira ressaltou a importância da parceria para garantir a lei e a segurança no trânsito, em todo o Estado do Espírito Santo.

“O Detran|ES tem investido em tecnologia e fornecimento de smartphones, etilômetros passivos, radares modernos e reforma de unidades do BPTran [Batalhão de Polícia de Trânsito] para tornar as operações de fiscalização mais efetivas não só da Polícia Militar, mas também com a integração das guardas de trânsito municipais”, apontou.

No entendimento de Givaldo Vieira, a fiscalização é essencial para que o cidadão que utiliza as vias públicas obedeça às regras de trânsito, além de punir aqueles que insistirem em cometer infrações.

"Entendemos que a fiscalização é essencial para que o cidadão que utiliza as vias obedeça às regras de trânsito, servindo como um meio para prevenção de acidentes e repressão daqueles que insistirem em cometer as infrações e colocar em risco a sua própria vida e dos demais, além de fortalecer a segurança pública. Esse repasse vai contribuir para a aquisição de equipamentos modernos e melhoria da estrutura das fiscalizações em todo o Estado. O objetivo final é reduzir os índices de acidentes e preservar vidas no trânsito.”

Para o comandante da PMES, coronel Douglas Caus, o investimento em tecnologia pode ser o caminho para a diminuição das infrações e mortes no trânsito.

"Vamos investir na compra de equipamentos tecnológicos que, inclusive, nos permite detectar com mais facilidade veículos furtados/roubados, clonados ou com infrações administrativas. Esses materiais irão equipar todos os batalhões do Estado. Serão equipamentos de ponta, mais sofisticados, que permitirão uma fiscalização mais efetiva, o que nos faz acreditar na possibilidade de diminuir os indicadores de irregularidades acidentes fatais no trânsito.”

Está prevista a aquisição de viaturas como base móvel, micro-ônibus, camionetes e motos; etilômetros; drones; equipamentos e materiais de fiscalização como cones, fitas de bobinas de etilômetros, bocais, rádios de comunicação, lombadas eletrônicas; materiais para o serviço administrativo como impressoras, toners, televisores; computadores, notebook; a realização de obras e reformas no BPTran e demais subunidades de transito do interior, além de contratação de serviços de manutenção e aquisição de diversos materiais elétricos e outros; e pagamento de despesas com diárias e cursos de trânsito, adição de categoria de CNH, entre outros. (As informações são do Detran|ES)

Leia também:

ES lança Operação Patrulha da Comunidade na Grande Vitória
Governo do ES anuncia a reforma de praça na Expedito Garcia
Detran|ES amplia convênio com cartórios para habilitação
Detran reforça sinalização turística no município de Guaçuí
Sefaz lança novos sistemas e organiza mudança legislativa
Governo do ES viabiliza obras do Micropolo Industrial de Piúma
Casagrande apresenta PI a vereadores da região do Caparaó
Governador anuncia novos serviços de saúde em Cachoeiro
Serra: Governo do ES entrega reforma de unidade da PMES
Térreo do edifício Aureliano Hoffman ganha coworking
Casagrande anuncia prorrogação do Cartão ES Solidário
Governo do ES anuncia volta do Batalhão de Missões Especiais
Governo do ES distribui material escolar para toda rede pública
Renovação da frota do Transcol prevista para 2021 já concluída
Governador e bancada capixaba se reúnem com ministros

TAGS:
DETRAN-ES | FISCALIZAÇÃO | POLICIA MILITAR | SEFAZ | PROCON | SETUR | SEVIÇOS | SAÚDE | SEGURANÇA