SAÚDE

Dezembro vermelho: mês de alerta para prevenção da aids

Prefeitura da Serra tem um Centro de Testagem que realiza exames de HIV, sífilis e hepatites

Em 01/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

A Saúde da Serra disponibiliza metodologias de prevenção, que vão desde a disponibilização de preservativos até a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

O último mês do ano começa, levantando a bandeira da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Trata-se do Dezembro Vermelho. Você sabia que a Prefeitura da Serra tem um Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) que realiza atendimento com orientação individualizada e exames de HIV, sífilis e hepatites B e C?

Sim! Ele está localizado no bairro Rosário de Fátima, em frente do Terminal de Carapina. O serviço é porta aberta, de segunda a sexta, das 7 às 18 horas, com oferta de teste rápido para sífilis, hepatite B e C e HIV. Após a coleta do sangue, o resultado fica pronto em 20 minutos. Os pacientes do CTA também são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo.

Os pacientes diagnosticados com sífilis são tratados com a medicação indicada pelo Ministério da Saúde (MS), tanto no CTA, quanto nas Unidades de Saúde. A sífilis é um agravo que pode ser diagnosticado e tratado em todas as Unidades de Saúde da rede básica do município. Dê um pulinho na mais próxima de casa para se informar sobre o serviço.

No CTA, são realizados os tratamentos, prescritos por enfermeiros, dos pacientes diagnosticados no próprio local, muito embora ele pode dar continuidade na sua unidade de referência, uma vez que o tratamento dura três semanas. De janeiro a outubro de 2021 foram realizados 1.172 testes rápidos para a doença.

Já aqueles com hepatites B e C, eles têm a consulta agendada com o gastroenterologista, no Serviço de Assistência Especializado (SAE). Essas doenças também são consideradas Infecções Sexualmente Transmissíveis, ou seja, também pode se contaminar em relação sexual desprotegida. Segundo dados do Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência Especializado, até outubro de 2021, no CTA, há 262 pacientes sendo acompanhados pelas equipes de saúde.

Para aqueles com HIV, eles já saem do serviço com agendamento para exames laboratoriais, seja de rotina, carga viral e CD4. A marcação da consulta com o especialista do SAE também já é garantida, com data posterior à previsão dos resultados dos exames. De janeiro a outubro deste ano, são 1.356 pacientes com HIV acompanhados pelo serviço.

Após consulta médica, com a avaliação dos exames laboratoriais, são prescritos os antirretrovirais. A medicação só pode ser prescrita após avaliação dos exames, por serem medicações hepatotóxicas.

Os pacientes iniciais de HIV, após a primeira consulta, retornam em 30 dias para avaliação da tolerância a medicação. Caso esteja tudo bem, as consultas e exames ocorrem semestralmente, conforme protocolo do Ministério da Saúde (MS).

A Saúde da Serra também disponibiliza metodologias de prevenção, que vão desde a disponibilização de preservativos até a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

Quer saber um pouquinho mais sobre a PEP e PrEP? Vamos começar pela Profilaxia Pós-Exposição. Ela é indicada para situações que a exposição gere risco de infecção pelo vírus HIV, como, por exemplo, abuso sexual, relação sexual desprotegida, acidente com material biológico.

A PEP é realizada nas três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs): Carapina, Castelândia e Serra Sede. Ah! Lembrando, que, o serviço é porta aberta e o prazo máximo para iniciar a medicação da PEP é de 72 horas após a exposição.

Quanto à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), como o nome já diz, é uma estratégia antes da exposição, indicada para uma população específica, conforme protocolo do MS. Implantado em 30 de outubro, o ambulatório de PrEP está funcionando, temporariamente, aos sábados, das 7 às 17 horas, no CTA. O serviço precisa ser agendado, seja de forma presencial ou pelo telefone 3338-6757.

Dezembro Vermelho

Na segunda-feira (6), às 13 horas, vai acontecer uma live com a temática “Dezembro Vermelho - O HIV ainda é um Pandemia!”. O encontro virtual será transmitido pelo YouTube, no canal

Educa Serra (https://www.youtube.com/watch?v=z6qhI2c0QvI), com inscrição pelo https://streamyard.com/bmcpbfkxdi.

O gerente do CTA/SAE, Ângelo Eduardo Dias; o coordenador Estadual da RNP+ e conselheiro Estadual de Saúde, Sidney Parreiras; e a infectologista do Hospital das Clínicas Rúbia Miosi vão debater sobre as estratégias de prevenção, atendimentos as pessoas vivendo com HIV/AIDS e seus direitos, tanto no CTA/SAE quanto nos outros equipamentos da prefeitura.

Já no sábado (11), das 8 às 16 horas, a equipe do Consultório na Rua (eCnR) estará no Centro Pop, em Jardim Limoeiro, em uma ação em conjunto com as Secretarias de Direitos Humanos e Assistência Social, em alusão ao dia Internacional dos Direitos Humanos e ao Dia de Prevenção ao HIV/AIDS, (Dezembro Vermelho). A eCnR da Serra farão testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites e gravidez na população em situação de rua. Também haverá uma abordagem voltada à saúde bucal, com distribuição de kits com escova e creme dental e orientação técnica de higienizado bucal. (Secom/PMS)

Leia também:

Ômicron leva São Paulo a reavaliar liberação de máscaras
Projeto de Cariacica leva consultório odontológico para escolas
Pazolini e especialista avaliam nova variante do coronavírus
Quinta-feira (02) é Dia do Samba e de vacinação em Vitória
Índia promete enviar mais vacinas contra covid para a África
O Ministério lança campanha de combate ao Aedes Aegypti
EUA descartam lockdown e a OMS alerta para novos surtos
> Prefeitura de Viana faz ação para combate ao Aedes Aegypti
BioNTech começa a trabalhar em vacina para nova variante
Serra terá semana com vagas para vacinas com e sem agenda

TAGS:
SERRA | AIDS | SÍFILIS | HEPATITE | SAÚDE