SAÚDE

Dia D contra covid-19 vacinou 60 mil pessoas até às 12h no ES

Dia D de mobilização que acontece de forma simultânea em todo Estado neste sábado (21).

Em 21/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom/ES

Durante a manhã, o governador do Estado, Renato Casagrande, e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, percorreram pontos de vacinação, alguns deles funcionarão até às 17 horas..

O dia tão esperado pelos jovens capixabas chegou: o Governo do Estado iniciou a vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) do público com faixa etária acima de 18 anos. A data vem marcada pelo Dia D de mobilização que acontece de forma simultânea em todo o Estado neste sábado (21). Até o meio-dia já haviam sido imunizadas com a 1ª dose da vacina quase 60 mil pessoas.

Em uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e as secretarias municipais, a expectativa é que com a aplicação das mais de 200 mil doses destinadas a esta ação o Espírito Santo aumente em 5% a imunização da população capixaba. O Governo vem priorizando a vacinação como principal estratégia de enfrentamento à doença.

Durante a manhã, o governador do Estado, Renato Casagrande, e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, percorreram pontos de vacinação.

“Nosso esforço com o Dia D é para atingirmos 5% da população vacinada apenas hoje. Fizemos uma grande divulgação e queremos dar um salto na imunização. Estávamos em queda nos números da pandemia, mas agora se estabilizou. As pessoas não podem deixar de se vacinar. Não percamos tempo. É um chamamento para a juventude, que acaba se expondo mais. Quem não puder vir hoje, venha outro dia, assim se protege e protege a quem ama. A variante delta tem feito crescer os números no Rio de Janeiro e em outros países. Não estamos satisfeitos, pois ainda perdemos vidas todos os dias e não queremos perder mais ninguém”, afirmou o governador.

De acordo com o secretário Nésio Fernandes, a partir de agora as estratégias de vacinação serão intensificadas para alcançar a juventude.

“Nesta sexta-feira e sábado [20 e 21], a meta é vacinar 5% da população, porque alguns municípios anteciparam o dia D. Quando se faz um movimento grande de vacinação em poucos dias, o impacto epidemiológico é sentido depois de 30-40 dias quando percebe-se uma redução do número de internações e casos. A adesão está sendo muito satisfatória por parte da população”, frisou o titular da Sesa.

O governador e o secretário da Saúde também fizeram agradecimentos às equipes envolvidas no Dia D de vacinação e externaram a gratidão a todos os profissionais da saúde que estão trabalhando no enfrentamento da pandemia e a favor da vida.

Até as 12 horas deste sábado (21), foram aplicadas 53.437 D1, 5.488 D2 e 25 doses únicas em todo o território capixaba.

Pontos de vacinação

A vacinação no Ginásio Presidente João Goulart (Tartarugão), em Vila Velha, vai até as 17 horas. O município disponibilizou 21.400 doses de vacina para o Dia D. Vila Velha já administrou 424.014 doses da vacina, sendo 308.716 para a primeira dose e 115.298 para a segunda dose.

Vacinada pelas mãos do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, Manoela Mello, 18 anos, estudante de Medicina Veterinária, estava muito empolgada com a vacinação.

“Sonhava com esse dia, porque queremos retomar nossa rotina, seja na sala de aula presencial de uma vez, seja na convivência com as pessoas. Já tive Covid-19 e perdi um parente. A vacina precisa chegar a mais e mais pessoas”, declarou.

Tainá Batista Rangel Venâncio, 18 anos, moradora de Vila Nova, Vila Velha, estava feliz por tomar a vacina, apesar da “careta” que fez na hora da injeção.

“Nossa, fico tensa, mas é por uma causa importante. Lá em casa alguns parentes pegaram a doença numa época em que não tinha vacina, não quero adoecer”, disse.

Quem também estava ansiosa para receber a vacina era a estudante de Direito, de 18 anos, Isa Cavati Gava, moradora de Itaparica, em Vila Velha.

“Feliz demais por esse dia. Cheguei cedo e não via a hora. Em casa ninguém adoeceu pelo vírus, mas sempre tive medo. Hoje estou mais aliviada por começar o ciclo da imunização”, relatou.

No Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), Ana Luiza Neves Siqueira, 18 anos, moradora de Novo México, Vila Velha, recebeu sua primeira dose.

“Estava ansiosa para agendar a vacinação e foi tudo muito fácil. Estou muito feliz e já esperando setembro para a segunda dose. Vacinar é muito importante, temos que fazer a nossa parte”, asseverou. (As informações sção do Governo/ES)

Leia também:

Fiocruz alerta para aumento de idosos entre mortos por covid
Viana abre vacinação para jovens de 18+ de outras cidades
Vitória abre mais 11.400 vagas para vacinar jovens de 18 anos
Dia D contra covid: 213 mil doses para população de 18 anos
Prefeitura de Serra avança para zerar as cirurgias pediátricas
Brasil registra aumento de 84% para casos da variante Delta
João Neiva realiza a VII Conferência Municipal de Saúde
Cariacica dá inicio a vacinação de jovens com 18 anos ou mais
Ministério da Saúde admite necessidade de 3ª dose da vacina
Olho seco pode afetar 6 em cada 10 pacientes com glaucoma
Saúde Itinerante estará na Barra do Jucu na quarta-feira (18)
> Vitória começa a vacinação de pessoas com 18 anos ou mais
Vila Velha amplia vacinação para o público de 18 a 24 anos
>  Mapa mostra o Rio com redução de 13% no número de óbitos
Cidade de São Paulo promove Virada da Vacina no fim de semana
Atendimento de sintomático respiratório cai 50% em Vila Velha
Imunossenescência: O envelhecimento imunológico
Saúde tem 6,9 milhões de vacinas paradas em aeroporto

TAGS:
IDOSOS | DIA D | OLHO SECO | IMUNOSSENESCÊNCIA | DELTA | LAMBDA | MIOPIA | AFTAS | VARIANTE | CORAÇÃO