NEGÓCIOS

Dia das Mães: Mulheres que empreendem com sucesso no ES

Paôla Binow disse que tudo é fruto de muito trabalho e da soma de pequenas ações diárias.

Em 05/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

Um dos negócios que impulsiona o empreendedorismo feminino é o da empreendedora Paôla Binow, dona de uma confeitaria que virou referência quando se fala em bolos e doces de potes. A Paôla Cakes

Cada dia mais as mulheres têm conquistado seus espaços no comando de novos negócios, o que tem impulsionado o empreendedorismo feminino no Estado.  Elas já somam 197.773 mil donas de empreendimentos no Espírito Santo e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes) apoia as mães empreendedoras.

Este é o caso das amigas Nicolle Fiorot Lopes Laufer, Elizabete Silva e Izabella Patrocínio, que resolveram se juntar para abrir o próprio negócio. Com um conceito diferenciado que agrega um café, um espaço de recreação infantil, co-working – com salas reservadas para diferentes finalidades de trabalho –, além de locação do espaço como cerimonial para festas, nasceu o Quintalzinho. O local foi inaugurado nesta terça-feira (04).

Segundo Nicolle Fiorot Lopes Laufer, de 33 anos, que também atua como nutricionista na área materno-infantil, o negócio foi pensado a partir de uma demanda da sua maternidade.

“Tenho um filho de dois anos e meio e sentia a necessidade de ir num lugar em que eu pudesse levá-lo e que, ao mesmo tempo, pudesse me encontrar e conversar com minhas amigas. Daí nasceu o Quintalzinho, um espaço bacana, que permite que as crianças brinquem livremente, mas com segurança, além de oferecer um espaço para as mães tomarem um café, ou até aquelas que precisam trabalhar e não têm um local”, disse a empreendedora.

As mães empreendedoras Nicolle Laufer e Elizabete Silva. Elas, juntamente com Izabella Patrocínio, abriram o Quintalzinho. Foto: Divulgação/Aderes

No entanto, empreender tem os seus desafios, aponta Nicolle Laufer, que aprendeu a conciliar a maternidade, a profissão e o empreendedorismo em sua vida.

“É desafiador abrir um negócio, principalmente, em tempos de pandemia, o que acabou atrasando nosso projeto em um ano, mas não impediu a gente de realizar nosso sonho. Abrimos o nosso quintal para receber as crianças, suas mães, e os empreendedores, cada um no seu espaço. O nosso sentimento é de dever cumprido, estamos abrindo o nosso negócio, seguindo todo protocolo de segurança, gerando trabalho e renda”, afirmou Nicolle Fiorot Lopes Laufer.

Outro negócio que também impulsiona o empreendedorismo feminino no Espírito Santo é o da empreendedora Paôla Binow, dona de uma confeitaria que virou referência quando se fala em bolos e doces de potes. A Paôla Cakes conta, atualmente, com mais de 182 mil seguidores nas redes sociais e atende cerca de duas mil pessoas, por semana, em sua loja física.

Paôla Binow contou que as vendas aumentaram consideravelmente no delivery. Foto: Divulgação

Tudo começou quando ela, incentivada pela cunhada, fez um curso de confeitaria para se especializar na área, já que gostava de fazer doces para a família. Depois, incentivada pela irmã, passou a fazer bolos de pote para vender de porta em porta. Assim, o seu negócio foi tomando forma.

“No início colocava meus bolos de pote em um isopor e saía para vender de porta em porta, contava com a ajuda da minha mãe, consegui comprar meu primeiro freezer e uma moto para fazer entregas. Com isso, os produtos foram ficando mais conhecidos. Passei a atender os clientes na varanda da minha mãe, até alugar meu primeiro espaço na Serra Sede. Hoje, os clientes fazem fila para comprar meus produtos e sou muito grata por isso”, destacou

Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), Paôla contou que as vendas aumentaram consideravelmente no delivery, por isso, teve que se adaptar para prestar um serviço rápido e eficiente. Além disso, fez adaptações na loja para receber os clientes, seguindo todo protocolo de segurança.

“Com a pandemia, tive que me desdobrar para ajudar meus filhos com os estudos e as aulas on-line. Além disso, tenho a fábrica. Graças a Deus, a fábrica fica no andar de baixo da casa da minha mãe, com isso, posso contar com a ajuda dela, da minha irmã, e do meu padrasto. Ter eles por perto é maravilhoso”, explicou a empreendedora.

Questionada sobre o sucesso que o negócio alcançou, Paôla Binow disse tudo é fruto de muito trabalho e da soma de pequenas ações realizadas todos os dias.

“Cada mínima conquista é gratificante. Para mim, sucesso é ter uma família unida em prol do bem-estar de todos, trabalhando em conjunto para adoçar a vida de outras famílias. Sucesso nisso é tratar os colaboradores como se fossem nossa família para que o ambiente de trabalho seja o mais agradável possível. Sucesso é saber que, com honestidade, podemos chegar onde quisermos. Não preciso de bens materiais para considerar meu negócio de sucesso, mas poder gerar empregos, poder dar um bem-estar melhor à família já é uma vitória.  Sou realizada por  poder entregar um doce de qualidade, e ser reconhecida e denominada a confeitaria referência do Estado”, contou a empreendedora. (Com informações da Aderes)

TAGS:
NEGÓCIOS | BOLSA | ECONOMIA | MINÉRIO | ENERGIA | FERRO | CHINA | CINGAPURA