CIDADE

Dia do Consumidor: confira as dicas do Procon Serra

Essa é a data ideal para lembrar que consumidores têm direitos que precisam ser respeitados

Em 15/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Para auxiliar na defesa de seus direitos, os consumidores contam com o Procon/Serra, órgão responsável por orientar e fiscalizar as relações de consumo.

Nesta quarta-feira, 15 de março, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Essa é a data ideal para lembrar que os consumidores têm direitos que precisam ser respeitados pelos estabelecimentos comerciais. Quem estabelece essas normas é o Código de Defesa do Consumidor, que garante a proteção do consumidor em situações de compra e venda de produtos ou serviços.

Para auxiliar na defesa de seus direitos, os consumidores contam com o Procon/Serra, órgão responsável por orientar e fiscalizar as relações de consumo. Nesse dia, as equipes do órgão destacam algumas orientações úteis na hora das compras ou em outras situações de consumo. 

Entre as orientações, destaca-se a importância de exigir a nota fiscal do produto, que comprova a relação de consumo e será necessário em caso de reclamações. É fundamental, também, prestar atenção nas informações das ofertas e promoções, e analisar os prazos de garantia e as possibilidades de trocas em casos de defeitos.

É importante lembrar que os estabelecimentos não são obrigados a efetuar a troca de produtos que não apresentem vício ou defeito, por isso, vale a pena se informar sobre a política de trocas da loja.

Além disso, ao ganhar roupas de presente, é importante não retirar a etiqueta antes de provar a peça, pois ela será o comprovante na hora da troca.

Compras pela internet

No caso de compras pela internet, é fundamental estar atento à segurança dos sites, observar o prazo de entrega e verificar se há cobrança de frete.

Já, no caso de compras de brinquedos, o consumidor deve checar se a embalagem traz o selo do INMETRO e se o brinquedo é apropriado para a idade da criança.

Acesso ao Procon/Serra

O Procon/Serra é um importante aliado dos consumidores na defesa de seus direitos. O órgão funciona das 8h às 17 horas, e está situado no Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe. O atendimento é realizado por meio de agendamento pela internet, no link http://agendamento.serra.es.gov.br/.

Em caso de dúvidas, o consumidor pode ligar para o telefone (27) 3252-7243. Denúncias podem ser feitas pelo número (27) 3252-7242.

Em 2022, as equipes do Procon/Serra realizaram mais de 8 mil atendimentos. Conforme o balanço, foram 8.441 atendimentos entre janeiro e dezembro de 2022 para os mais diversos problemas nas relações de consumo. (Secom/PMS)

Leia também:

Dia do Consumidor: Procon de Cariacica orienta consumidores
Serra: idosos ganharão centro de convivência revitalizado
Lazer: Alfredo Chaves vai ganhar uma praça gastronômica
Prefeitura de Aracruz irá inaugurar mais uma Academia Popular
Semana da mulher encanta estudantes da EJA em Vitória
Prefeitura da Serra investe em capacitações para profissionais
Viana inaugura 1º campo de lúpulo privado e lança curso
Programa Vix + Cidadania: dignidade e esperança para famílias
Vitória será a 1ª cidade do Brasil a erradicar a extrema pobreza
UPA 24h do bairro Marbrasa recebe obras de manutenção
Viana tem o menor número de homicídio da Grande Vitória

TAGS:
DIA DO CONSUMIDOR | PROCON | COMPRAS | SERRA | DICAS