EMPREGO & ESTÁGIO

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência mira inclusão

No site do Reconecta tem um mural de vagas de empregos para pessoas com deficiência.

Em 02/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Depositphotos

Pensando em promover a inclusão no mercado de trabalho, o site do evento disponibilizará um mural de vagas de empregos exclusivas para pessoas com deficiência.

A data 3 de dezembro é instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PCD). Desde 1992, essa data tem o objetivo de conscientizar e assegurar boa qualidade de vida para todas as pessoas com deficiência.

Evento

Em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Ministério Público do Trabalho (MPT) promoverá, entre os dias 3 e 5 de dezembro, o Reconecta, com propostas de mesas de diálogo abordando diversos temas como emprego, saúde, moradia, educação, inovações em tecnologia assistiva e pesquisas científicas nos diferentes domínios de vida das pessoas com deficiência. 

A edição do Reconecta 2020 será realizada gratuitamente, no formato on-line e transmitida pelo canal do MPT no YouTube (TV MPT), no qual todos poderão acessar e acompanhar os debates, workshops e atividades culturais, esportivas e de lazer propostas, sobre a perspectiva da vida política, social e econômica das pessoas com deficiência.

Pensando em promover a inclusão no mercado de trabalho, o site do evento disponibilizará um mural de vagas de empregos exclusivas para pessoas com deficiência. Os interessados em se inscrever para as vagas, podem acessar o próprio site da conferência: reconecta.mpt.mp.br.

As expectativas são grandes para a edição virtual, conforme comentou a procuradora do MPT-ES e titular regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades (Coordigualdade), Thais Borges da Silva. “Em razão da pandemia, o evento nesta edição de 2020 inovou em seu formato, totalmente on-line, o que, sem dúvida, possibilitará um alcance maior do que o das edições presenciais. Acredito que a edição 2020 do Reconecta será um sucesso”, informou uma das organizadoras do evento. 

Programação

Nos dias 3 e 4, o evento acontecerá das 10h às 21h, dentre os temas debatidos, estão cadastro de pessoas com deficiência, acessibilidade, comunicação acessível, emprego apoiado, avaliação biopsicossocial, dentre outros, bem como haverá apresentação do Teatro Acessível. No terceiro e último dia do Reconecta (5), que ocorrerá das 10h às 18h, serão ministradas palestras sobre educação inclusive, além de serem mantidas diversas mesas de diálogos com parlamentares, com mulheres e menidas com deficiência, e muito mais. Para conferir a programação completa, acesse o próprio site do evento. 

Serviço

Evento: Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade (Reconecta)

Quando: de 3 a 5 de dezembro, das 10h às 21h

Onde: canal do MPT no Youtube, com acesso pelo site oficial do Reconecta

Quem participa: Procuradores e servidores do MPT, representantes de órgãos locais e entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, bem como empregadores e empregadoras. (Por Liege Nogueira - AsImp/MPT-ES)