MEIO AMBIENTE

Dia Mundial da Água: Programa Reflorestar preserva nascentes

O programa visa recuperar a mata ciliar, vegetação presente nas margens dos rios de Viana

Em 23/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Nesta quarta-feira (22), em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, data em que é fomentada a preservação e proteção desses recursos naturais importantes, o destaque vai para o Programa Reflorestar Viana.

Viana tem em seu território dois importantes rios que abastecem milhares de pessoas na Região Metropolitana do Espírito Santo: o Jucu e o Formate. Preservar esses mananciais é dever de todos!

Nesta quarta-feira (22), em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, data em que é fomentada a preservação e proteção desses recursos naturais importantes, o destaque vai para o Programa Reflorestar Viana.

O programa visa recuperar a mata ciliar, vegetação presente nas margens dos rios que evita o processo de erosão do solo, já que parte da água que escoa das chuvas é retida pelas raízes dessa vegetação.

Para isso, o Reflorestar Viana cadastra produtores rurais do município que possuem corpo d’água em suas propriedades para a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) por meio de um trabalho integrado da Prefeitura de Viana, por meio das Secretarias Meio Ambiente (SEMMA), Agricultura (SEMAG) e Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS).

Em 2022, o programa promoveu uma total estruturação para sua plena execução neste ano, com a obtenção de mudas, insumos, equipamentos por meio de compensação ambiental, entre eles, 5 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, 600 kg de adubo e outros insumos.

Quatro nascentes já foram mapeadas, sendo três delas no Rio Formate e uma no Rio Jucu, totalizando 30.908 m² para plantio. Outros 52 mil m² de áreas marginais de cursos d´água do Rio Jucu já tiveram plantio autorizado pelos proprietários.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz, ressalta que o programa retomou as atividades e está visitando localidades do município.

“O Reflorestar Viana tem imensa importância para a recuperação de nascentes de rios que abastecem o município e a Região Metropolitana. Por isso, devemos conservar nossos rios para garantir a durabilidade das nossas águas e, consequentemente, a manutenção da alta produção da nossa atividade agrícola e qualidade de vida dos munícipes”, pontuou o secretário.

Segundo o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, é plantando árvores que se colhe água limpa. "Fazemos um convite à conscientização ambiental para que possamos incentivar atitudes sustentáveis e termos água limpa não só para o município de Viana, mas para todos àqueles que precisam dela para viver".

Serviço:

Os contatos da Secretaria de Meio Ambiente:
Telefone: 
(27) 2124-6722
WhatsApp: (27) 99524-8432
E-mail: educacaoambiental@viana.es.gov.br (Secom/PMViana)

Leia também:

Projeto poderá ampliar a proteção ao Pantanal do MS
Brasil gerou 64 quilos de resíduos plásticos por pessoa em 2022
Com chuvas mais escassas no interior do país, outono começa hoje
Prefeitura de Vitória recupera restinga da Praia da Jurema
Emissões de CO2 sobe em 2022, mas menos que o esperado
8 milhões de brasileiros estão sob grave risco de uma tragédia
Clima já mudou, e adaptação é urgente, afirmam especialistas
Estudo revela efeitos do pasto na diversidade amazônica 
Mata Nativa BR vai investir R$ 30 milhões para repor floresta
Governo instala comissão para zerar desmatamento no Brasil

TAGS:
PROGRAMA | REFLORESTAR | VIANA | NASCENTES | PRESERVAR