MEIO AMBIENTE

Dia Mundial da Limpeza com ações em todo território da capital

Prefeitura de Vitória promove ações de limpeza, conscientização, e conservação ambiental.

Em 15/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios

As equipes da Central de Serviços vão participar da grande ação com a atuação de cerca de 50 agentes de limpeza urbana.

No próximo sábado (18), em comemoração ao World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo, para limpar o planeta, a PMV promove ações de limpeza, conscientização, e conservação ambiental em várias regiões da capital.

As equipes da Central de Serviços vão participar da grande ação com a atuação de cerca de 50 agentes de limpeza urbana, com o apoio de maquinário específico, para limpar todas as áreas de manguezal, baía, praias e ilhas de Vitória.

De acordo com o subsecretário de Serviços Urbanos Leandro Moulin, esta ação é mais uma forma para chamar atenção dos moradores da ilha da urgência de adotar hábitos para preservação da vida marinha.

“Precisamos nos unir no combate ao descarte irregular de materiais em nossas praias, principalmente, plásticos. Bem como, entulhos de obras, eletrodomésticos em nossos manguezais”, pontua Leandro.

O secretario da Central de Serviços, Leonardo Amorim, reforça que a orientação é a promoção de ações que assegurem a prática do descarte correto de resíduos, consequentemente, a manutenção das vias públicas e organizadas.

Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza ações simultâneas. A dica é reunir a família, participar do tradicional mutirão de recolhimento de resíduos, aproveitar as oficinas e atividades de lazer e ainda cuidar do meio ambiente. A programação principal será realizada a partir das 8h na Prainha de Santo Antônio. Outras ações acontecerão simultaneamente, na Praia da Guarderia, na Praia do Canto, e no manguezal da Ufes.

"Planejamos uma manhã muito dinâmica, em diferentes pontos da cidade, para envolver crianças e adultos e sensibilizar todos os participantes para a importância de algumas atitudes simples em prol da preservação ambiental. Todos apreciam as belezas naturais, como as praias e o manguezal. Queremos que todos possam contribuir para preservar essa riqueza", diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Mãos à Obra

Na Prainha, a programação começa com uma breve reflexão a respeito do Dia Mundial da Limpeza. Em seguida, enquanto as equipes iniciam o recolhimento dos resíduos, munidas de luvas e sacos de lixo, começam as atividades de educação ambiental para crianças, como a Pescaria Ecológica e o Jogo do Tempo de Decomposição de Resíduos. Ao mesmo tempo, acontecem as oficinas de produção de puffs, composteira e vaso autoirrigável utilizando produtos recicláveis. Ao final, a Turma Dr. Unimed (Companhia de Teatro Rodrigo Campanelli) garante a animação, enquanto os voluntários compõem um mosaico com os materiais coletados.

Na Praia da Guarderia, 20 mergulhadores da Vitória Divers, e equipe de apoio, vão fazer a limpeza subaquática das 9h às 11h. A programação no local será realizada em parceria com o Instituto Unimed e contará com performances da Organização Não Gpvernamental (ONG) Avalanche. No manguezal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a ação será das 8h às 12h e será realizada em parceria com estudantes de Ciências Biológicas da Faculdade UniSales. Na programação, além da limpeza, será desenvolvido o Projeto de Educação Ambiental Mangueando na Educação.

Mais que um mutirão de recolhimento de lixo, a data é uma forma de chamar a atenção das populações para os impactos negativos das agressões ao meio ambiente. Em Vitória, a programação conta com a participação de equipes da Central de Serviços e dos movimentos comunitários de Inhanguetá, Santo Antônio, Bela Vista, Estrelinha, Grande Vitória, Bairro Universitário, Santa Teresa, Morro do Quadro, Caratoíra e Alagoano.

A ação vai contar também com voluntários de diversas organizações não governamentais ligadas a questões ambientais. Esta é a quarta edição do World Cleanup Day. De acordo com os levantamentos históricos, desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos. A expectativa é que este ano, em todo o mundo, seja ultrapassada essa marca.

Programação

Dia Mundial da Limpeza
Sábado, 18 de setembro, das 8h às 12h

Prainha de Santo Antônio:

• 8h - Concentração na Academia Popular
• 8h30 - Reflexão a respeito do Dia Mundial da Limpeza, divisão das equipes e distribuição de luvas e sacos de lixo
• 8h30 às 11h - Recolhimento de resíduos e abordagem educativa quanto ao acondicionamento e descarte adequado dos materiais pela orla de Santo Antônio. Na Academia Popular, realização de atividades educativas, como a Pescaria Ecológica e o Jogo do Tempo de Decomposição de Resíduos. Mostra de utensílios, como puffs, composteiras e vaso autoirrigável produzidos a partir de materiais reutilizados;
• 11h15 - Show da Turma Dr. Unimed (Companhia de Teatro Rodrigo Campanelli), no Parque da Prainha de Santo Antônio;
• 12h - Mosaico com os resíduos:coletados

Praia da Guarderia:

• Das 9h às 11h - Limpeza submersa, realizada por 20 Mergulhadores do Vitória Divers e equipe de apoio. Intervenção (apresentações) com a ONG Avalanche

Manguezal da Ufes:

• Das 8h às 12h - Vivência e limpeza do manguezal e Projeto Mangueando na Educação. Ações realizadas em parceria com o curso de Ciências Biológicas da Faculdade UniSales. (Secom/PMV)

Leia também:

Vitória assume a presidência do CBH do Rio Santa Maria
Prefeitura de Vitória inaugura etapa de recuperação da restinga
Vila Velha faz série de operações contra invasões irregulares
Vale e Ternium assinam termo para redução da emissão de CO2
Encontro virtual reunirá John Kerry e Governadores pelo Clima
Estradas de Ferro administradas pela Vale são bem avaliadas
ArcelorMittal Tubarão anuncia ações de controle ambiental
Vaticano reunirá religiosos e especialistas para discutir o clima
ONG: Iniciativa transforma lixo plástico em pranchas de surf
Um clique, uma árvore: Plante uma árvores sem sair de casa
No ES, todos os municípios realizam licenciamento ambiental

TAGS:
VITÓRIA | LIMPEZA | MEIO AMBIENTE | CONSERVAÇÃO | EDUCAÇÃO