MEIO AMBIENTE

Dia Mundial do Meio Ambiente terá seminário on-line e campanha

Educadores ambientais da Prefeitura de Vitória farão ações comemorativas.

Em 02/06/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), da Prefeitura de Vitória, farão ações comemorativas em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e um seminário em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Na sexta-feira (5), será lançada uma campanha de conscientização e acontecerá um “quiz” com os moradores nas redes sociais da PMV, de acordo com a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.  

Seminário

Já no sábado (6), das 8 horas às 17h30, será realizado, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o seminário on-line "Educação Ambiental em tempos de Covid-19: Compartilhando Saberes", na plataforma BigBlueButton (BBB).

Na primeira etapa, acontecerá a mesa virtual com o tema "Dialogando sobre os ecossistemas de Vitória", com mediação da mestre em Meio Ambiente (Ifes) e técnica da Gerência de Educação Ambiental Juliana Conde.

A primeira apresentação será "Ecossistema Mata Atlântica", tendo como palestrante o doutor em Biologia Vegetal (UFMG/Ifes Campus de Cariacica) Felipe Zamborlini Saiter.

A próxima apresentação tratará de "Ecossistema Restinga", tendo como palestrante o pós-doutor em Ecologia (UFLA) Luiz Fernando Silva Magnago, que é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia e bolsista de produtividade pq2 do CNPq na área de Recursos Naturais.

A última apresentação da manhã tratará do tema "Ecossistema Manguezal", com o doutor em Oceanografia (USP) Renato de Almeida, atualmente professor na UFRB.

Após essa mesa-redonda, serão apresentados os vídeos “Lugar de toda pobreza" e "Lugar de toda pobreza 35 anos depois".

No período da tarde, será realizada uma mesa de debates, com mediação do doutorando em Geografia (Ufes) e técnico da Gerência de Educação Ambiental Idelvon Poubel, com o tema "Educação Ambiental para além (ou pós) Covid-19: Possibilidades ao saber partilhado".

As palestrantes serão a doutora e professora da UENF-RJ e Ufes Márcia Moreira de Araújo; a doutora e professora da Ufes Mirian do Amaral Jonis Silva e a psicóloga do Iema-ES Karla Barros Fafá.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo site http://sites.vitoria.es.gov.br/inscricao até as 23h59 de quinta-feira (4).

Os inscritos receberão, por e-mail, o link com a chave de acesso para o seminário. Haverá certificados para todos que participarem.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho, vê como muito importante a realização de um seminário tão educativo em um momento em que os olhares devem estar sobre o meio ambiente e a interferência do homem no mesmo. "É importante pensarmos em como essa relação sociedade/natureza deve se desenvolver desse tempo para a frente e como podemos repensar hábitos e atitudes para com o meio ambiente".

Tecnologia

"Esta é uma nova forma de fazer essa ação, é novo para nós, mas estamos muito empolgados com esse desafio. Precisamos discutir a questão do meio ambiente pós-pandemia da Covid-19 utilizando a tecnologia. Sabemos que a sociedade tem percebido o impacto que causa na natureza e precisamos discutir como será o ‘novo normal’ com reflexão”, disse o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes, doutor Fabiano Bianchucci Apolinário. (Com informações da Prefeitura de Vitória)