SAÚDE

Dicas de como evitar problemas mais comuns na coluna

Em alguns casos , pode haver indicação de cirurgia, dependendo do diagnóstico, diz médico.

Em 12/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Salvapé

Artrose, escoliose e hérnia de disco são problemas que afligem adultos, principalmente, por poderem surgir a qualquer momento. Essas são as principais doenças na coluna, que podem se desenvolver a partir do desgaste provocado pela idade, pela má postura e pelo sedentarismo, causando dores intensas nas costas.

Daí a importância dos cuidados com a coluna desde cedo. Afinal, os maus hábitos podem antecipar os problemas. Algumas medidas podem ser adotadas para preservar a coluna "jovem" por mais tempo.

A primeira delas é cuidar da postura, prestando atenção na distribuição de peso e alinhamento do corpo quando estiver em pé. Outro cuidado é hora de pegar algo. Quando algo cai ou vamos pegar um bebê, por exemplo, é quase automático dobrar as costas para a frente na tentativa de alcançar o chão. A maneira correta é dobrar os joelhos e usar as coxas para sustentar o movimento.

Home office

Para quem trabalha no computador, o problema é recorrente. A dica é levantar e esticar o esqueleto a cada hora trabalhada.

O cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo, que é ortopedista do Ráquis Instituto da Coluna, alerta, inclusive, que o home office, cuja prática foi intensificada na pandemia do coronavírus, aumentou o número de casos de problemas nas costas. A maioria das pessoas adaptou a mesa de jantar da sala ou da cozinha em mesa de trabalho.

"Problemas posturais podem ocasionar dores e contraturas musculares ou até mesmo doenças futuras, como artrose . A má postura frequente pode causar a deformidade mais permanente e mais difícil de tratar depois", alerta.

O especialista dá dicas para quem trabalha em casa: "Tente deixar a coluna sempre ereta, bem como o pescoço, e apoiada no encosto da cadeira. Ajuste a altura do monitor de forma que a porção superior da tela permaneça na altura da sua linha visual. Se usar notebook, improvise livros embaixo dele para que fique na linha do seu olho".

Tratamento

Quando a dor na coluna é intensa, persistente ou quando é acompanhada por sintomas como dor, queimação, formigamento ou outra alteração de sensibilidade e força nos braços ou pernas, vale fazer uma investigação aprofundada com o ortopedista.

Descobrir sua origem é fundamental para evitar o agravamento da condição e para fazer o devido tratamento. Para mais de 80% das pessoas, o tratamento clínico será suficiente, incluindo o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, terapia manual, osteopatia, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) e liberação miofascial.

Em alguns casos , pode haver indicação de cirurgia, dependendo do diagnóstico e suas manifestações .

Doenças e sintomas

Hérnia de disco
É causada pelo desgaste dos discos intervertebrais , mais comuns nas regiões lombar e cervical . Esses discos  são estruturas cartilaginosas que agem como almofadas entre uma vértebra e outra. Quando o disco se deteriora, a parte central dele se desloca. Com isso, os nervos da coluna são pressionados.

Lombalgia
Conhecida por dor nas costas, é um sintoma que afeta indivíduos de todas as idades e pode surgir em qualquer fase da vida. A lombalgia pode durar dias ou meses. Em alguns casos, além de causar dor no fundo das costas, pode causar sensação de queimação ou formigamento numa ou nas duas pernas.

Artrose
Pode ser causada por esforco físico repetitivo,traumatismo e obesidade , mas também há fatores genéticos envolvidos

Osteoporose
Doença caracterizada pela baixa massa óssea, resultando em deterioração da estrutura dos ossos. Essa deterioração pode enfraquecer os ossos, a ponto de a pessoa ter uma fratura sem passar por um grande trauma.

Escoliose
É um desvio lateral da coluna vertebral em forma de C ou S. Geralmente é assintomática e normalmente é observada na puberdade. (Por Vera Comunicação)

TAGS:
AUXÍLIO | ECONOMIA |  SAÚDE  |  EMPREGOS | CIDADE  | PANDEMIA | COVID-19