EMPREGO & ESTÁGIO

Dicas do Indeed para encontrar seu primeiro emprego em TI

Dados do Indeed indicam que as vagas mais difíceis de serem preenchidas são em tecnologia.

Em 21/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto:Divulgação/Unsplash

De acordo com dados do Indeed, as vagas de TI estão entre as mais difíceis de preencher, mas mesmo sem experiência é possível conseguir uma oportunidade nessa área

Atualmente, muitas empresas estão valorizando mais a tecnologia e investindo em equipes de TI dedicadas e internas. Isso abre novas possibilidades para quem deseja iniciar uma carreira no setor. Segundo dados do Indeed de agosto deste ano, algumas das vagas mais difíceis de serem preenchidas no Brasil são em tecnologia, um dos motivos é a falta de profissionais qualificados no setor.

Os dados mostram que a posição mais difícil de preencher em tecnologia é Engenheiro de Software Sênior, onde 50% das vagas de emprego permanecem abertas por 60 dias ou mais na plataforma. Desenvolvedor back-end, Cientista de Dados e DevOps também aparecem na lista, com 43%, 41% e 38% das vagas abertas por 60 dias ou mais, respectivamente.

Com base nessa perspectiva, o primeiro passo antes de entrar nesse mercado é pesquisar quais certificações, habilidades ou cursos são necessários para cada cargo.

“Como em qualquer setor, você precisa começar pequeno e chegar a posições mais avançadas. Ao adquirir experiência profissional em cargos de nível básico, você pode eventualmente se qualificar para outras posições de TI”, explica Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil.

“Um trabalho de TI de nível básico requer pouca ou nenhuma experiência profissional. Com esses tipos de funções, você obterá a maioria das habilidades e conhecimentos necessários para o trabalho”, diz ele. 

Ganhe certificações

Garantir um emprego em TI sem qualquer experiência pode ser um desafio. O aprendizado constante é a chave e obter certificações é muito importante para conseguir um emprego e construir uma carreira de sucesso. Investir em novas qualificações e conhecimentos pode fortalecer o currículo. E para atingir esse objetivo, existem diversos tipos de cursos que oferecem certificações em TI, inclusive online.

Criando um currículo

A melhor maneira de alcançar empresas e recrutadores é criar e enviar um currículo. O ideal é criar um currículo específico para cada tipo de vaga que o candidato vai se candidatar. Isso permite que a pessoa destaque cursos e projetos relevantes, dependendo do que cada posição exige.

Ao redigir um currículo, também é recomendável usar palavras-chave da descrição da vaga para a qual o candidato está se aplicando.

Foco no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais

Apesar de não existir uma fórmula exata, existem algumas estratégias fundamentais e significativas para iniciar uma carreira em TI. Esse campo oferece ótimas oportunidades de longo prazo e crescimento no trabalho e, embora um trabalho em TI exija uma quantidade razoável de habilidades técnicas, também envolve muitas habilidades comportamentais.

Algumas habilidades técnicas são comuns ao setor de TI, como redação técnica, codificação, gerenciamento de mídia social, configuração de rede, implantação de hardware, conhecimento do sistema operacional e gerenciamento de banco de dados. As habilidades comportamentais são igualmente importantes e existem algumas áreas-chave que podem ser aprimoradas, como comunicação, organização, habilidades analíticas, criatividade, gerenciamento de projetos, resolução de problemas e desenvoltura.

Os candidatos ao emprego podem avaliar quais conhecimentos e habilidades já possuem e quais áreas podem aprimorar por meio de treinamento, certificações e experiência prática.

Junte-se a grupos de networking e crie perfis profissionais

É fundamental ingressar em redes profissionais e grupos de mídia social relacionados ao setor de TI. Participar de eventos de networking e conversar com líderes de grupos sobre como se conectar a este mundo também é algo que trará contatos valiosos que podem ajudar ao longo da carreira.

Além disso, considere pedir recomendações a amigos que já trabalham na área e podem ajudar a encontrar oportunidades em potencial. E, finalmente, usar sites de busca de emprego também ampliará as chances de descobrir oportunidades.

Persistir e acompanhar o progresso

A procura por emprego pode ser desafiadora e um pouco desgastante, mas é importante ter um objetivo em mente e mantê-lo até encontrar a posição certa. Às vezes pode não ser exatamente o que você sonhou, mas cada capítulo da jornada é mais um passo em direção ao grande sonho, por isso é importante ser persistente. Uma boa dica é dedicar um tempo todos os dias para estudar e se candidatar a empregos, mas lembre-se de acompanhar o progresso e pedir feedback.

Mesmo sem experiência, adquirir habilidades fará a diferença na hora de se candidatar a um emprego. “É realmente eficaz criar oportunidades para demonstrar habilidades alinhadas aos objetivos da carreira. Por exemplo, se a pessoa estiver interessada em programação, criar um programa de computador que automatize uma tarefa é uma boa ideia para demonstrar habilidade e engajamento com a indústria”, finaliza Calbucci. 

Metodologia

Os dados foram obtidos de acordo com as ofertas de emprego publicadas no site do Indeed no Brasil e representam uma lista de empregos abertos por mais de 60 dias, de janeiro até o fim de março de 2022. Embora as vagas possam estar abertas por mais de 60 dias por uma variedade de razões, Indeed usa esta medida como uma proxy para dificuldades na contratação. (Por Julia Pasquini/AsImp)

Leia também:

Van com 800 vagas de emprego estará na Serra nesta sexta
Vale abre processo seletivo para operação de cargos técnicos
Sine de Vila Velha está com 387 vagas para diversas áreas
Estágio e Trainee: Localiza e mais empresas com vagas abertas
Estágio e Trainee: Ypê, Basf e mais empresas com vagas abertas
Prefeitura de Aracruz processo para contratar guarda-vidas
Cachoeiro reabre inscrições para processo seletivo de Educação
Vivo abre 400 vagas de emprego para pessoas com deficiência
Estágio e Trainee: Vale, TIM e mais empresas com vagas abertas
MPT-ES abre vagas para processo seletivo de estágio

TAGS:
INDEED | TECNOLOGIA | VAGAS | EMPREGO | SINFORMAÇÃO | DIFÍCEIS