NUTRIÇÃO

Dicas para reduzir o peso mantendo a saúde sem restrições

O excesso de peso e a obesidade têm alta correlação com resistência à insulina e diabetes.

Em 07/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Istock Getty Images

Mapa da Obesidade no Brasil apontou que 57% dos brasileiros estão com sobrepeso ou obesidade, fator de risco para doenças crônicas como diabetes.

Entre as doenças crônicas não transmissíveis estão: obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, esteatose hepática e alguns tipos de cânceres. Para traçar um mapa nacional sobre o tema, existe a pesquisa Vigitel, ou Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, que compõe o sistema do Ministério da Saúde. São monitorados pela pesquisa: tabagismo; alimentação não saudável; inatividade física; e uso nocivo de bebidas alcoólicas.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um dos principais problemas de saúde pública do Brasil e do mundo. No Brasil, as DCNT são igualmente relevantes, tendo sido responsáveis, em 2019, por 41,8% do total de mortes ocorridas prematuramente, ou seja, entre 30 e 69 anos de idade. A obesidade é uma DCNT e é fator de risco para as outras.

O excesso de peso e a obesidade têm alta correlação com resistência à insulina, diabetes, doenças cardiovasculares, apnéia noturna e alguns tipos de câncer. E os níveis de excesso de peso e obesidade pioraram no último ano. Estamos no momento de maior informação; entretanto, ter informação e saber o que devemos fazer não necessariamente gera mudança de comportamento. Devemos promover estratégias para mudança no estilo de vida.

O estilo de vida tem grande impacto no controle do peso. A qualidade e a quantidade de alimentos ingeridos e a prática regular de exercício físico são determinantes no controle de peso e da saúde.

8 hábitos nutricionais importantes para o controle de peso:

  1. Ingerir, diariamente, cinco porções de frutas, verduras e legumes;
  2. Metade do prato deve ser composto por verduras e legumes;
  3. Evitar alimentos ultraprocessados: desembalar menos e descascar mais;
  4. Evitar ou reduzir o consumo de carne vermelha e bebida alcoólica;
  5. Preferir alimentos integrais;
  6. Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
  7. Evitar colocar travessas na mesa para se servir. Utilize “empratados”, leve à mesa a comida já porcionada;
  8. Atenção à hidratação, confundimos sede com fome: beba 35 a 40ml de água/ kg de peso/ dia.

Dados do Vigitel sobre sobrepeso e obesidade coletados em 2021 e publicados em 2022:

Excesso de Peso (IMC >25kg/m2)

No conjunto das 27 cidades, a frequência de excesso de peso foi de 57,2%, sendo maior entre os homens (59,9%) do que entre as mulheres (55,0%). No total da população, a frequência dessa condição aumentou com a idade até os 54 anos e reduziu com o aumento da escolaridade.

As maiores frequências de excesso de peso foram observadas, entre homens, em Porto Velho (67,5%), João Pessoa (66,5%) e Manaus (65,2%) e, entre mulheres, em Manaus (61,8%), Porto Velho e Belém (61,0%). As menores frequências VIGITEL Brasil 2021 37 de excesso de peso, entre homens, ocorreram em Salvador (50,8%), São Luís (51,4%) e Vitória (55,8%) e, entre mulheres, em Palmas (45,0%), Teresina (46,4%) e São Luís (47,5%)

Obesidade (IMC >30kg/m2)

No conjunto das 27 cidades, a frequência de adultos obesos foi de 22,4%, semelhante entre as mulheres (22,6%) e os homens (22,0%). A frequência de obesidade aumentou com a idade até os 64 anos para mulheres. Entre as mulheres, a frequência de obesidade diminuiu com o aumento da escolaridade, com seu menor valor entre aquelas com 12 e mais anos de estudo.

As maiores frequências de obesidade foram observadas, entre os homens, em Aracaju (27,9%), Goiânia (26,7%) e Porto Velho (26,6%) e, entre as mulheres, em Manaus (26,6%), Recife (26,5%) e Porto Velho (26,2%). As menores frequências de obesidade ocorreram, entre homens, em Recife (17,7%), São Luís e Salvador (18,6%), e entre as mulheres, em Palmas (16,1%), Vitória (16,8%) e Teresina (17,2%).

O Vigitel foi implantado em 2006 em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. As entrevistas ocorrem por inquérito telefônico realizado anualmente em amostras da população adulta (18 anos ou mais) residente em domicílios com linha de telefone fixo. (Por Cris Perroni)

Leia também:

Comer pode ser o melhor remédio, mas isso não inclui fast food
Dicas para manter alimentação e bronzeado em dia no verão
Os riscos da perda de peso acelerada para o verão e Carnaval
Café da manhã é aliado no controle de peso: veja receitas

TAGS:
ALIMENTAÇÃO | HÁBITOS | CONTROLE | SOBREPESO | DIABETES