NUTRIÇÃO

Dicas sobre Alergia Alimentar nas Farmácias Cidadãs Estaduais

O Dia Nacional de Prevenção da Alergia Alimentar será na próxima terça-feira (7).

Em 05/05/2019 Referência JCC, Syria Luppi

Divulgação

O Dia Nacional de Prevenção da Alergia Alimentar será na próxima terça-feira (7). Para marcar a data, a partir desta segunda-feira (6), a Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), promoverá uma semana de conscientização nas Farmácias Cidadãs Estaduais da Grande Vitória.

COMPRE PELO SITE

O objetivo, segundo a nutricionista da Geaf, Giuliana Rizzo, é alertar e conscientizar a população, uma vez que é crescente o número de alérgicos. “Vamos mostrar quais são essas alergias e a conduta nutricional adequada, pois existem outras formas de se administrar a alergia, com alimentos e um plano alimentar saudável”, disse.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), no Brasil não há estatísticas oficiais, porém, a prevalência se assemelha à literatura internacional, que mostra que cerca de 8% das crianças com até dois anos de idade e 2% dos adultos sofrem algum tipo de alergia alimentar.

“A criança, de 0 a 2 anos, tem um consumo maior de leite e um índice de alergia à proteína do leite da vaca maior que as outras faixas etárias. Mas, isso não significa que a alergia não possa ocorrer em outras fases da vida”, informou Giuliana Rizzo.

A nutricionista alertou sobre os principais alimentos responsáveis por alergias alimentares: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. “São alimentos que por causa da proteína que eles possuem, causam reação no sistema imunológico e algumas pessoas acabam desenvolvendo sintomas alérgicos”, explicou.

A ação terá início na segunda-feira (6), na Farmácia Cidadã Estadual Metropolitana, em Cariacica, localizada no Centro Regional de Especialidades (CRE Metropolitano). Na terça-feira (7), será realizada na Farmácia Cidadã Estadual, na Serra. Na quarta-feira (8), em Vila Velha e na quinta-feira (9), em Vitória. Ambas as ações acontecerão das 8h às 15h.

Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf)

As dez unidades de farmácias cidadãs estaduais do Espírito Santo dispensam fórmulas nutricionais para crianças e adultos. No caso das crianças, são fórmulas infantis especiais para alergia à proteína do leite de vaca. No ano de 2017 foram atendidos 2.090 pacientes para fórmulas nutricionais. Em 2018, 2.173 pacientes atendidos. Nos primeiros quatro meses de 2019 foram 1.220 atendimentos.

Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar

A Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar foi instituída pela Lei Estadual 10.906, em 2018, a ser realizada na segunda semana de maio. O objetivo é aumentar a informação, estimular a sensibilização e conscientizar a população, incentivando o respeito, promovendo a segurança e melhoraria da qualidade de vida das famílias e das pessoas com alergias alimentares.

Evento

Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar, da Farmácia Estadual Cidadã

- Segunda feira (6/05) – 8h às 15h – Farmácia Cidadã Estadual Metropolitana (CRE – Metropolitano);

- Terça feira (7/05) – 8h às 15h – Farmácia Cidadã Estadual da Serra;

- Quarta feira (8/05) – 8h às 15h – Farmácia Cidadã Estadual de Vila Velha;

- Quinta feira (9/05) – 8h às 15h – Farmácia Cidadã Estadual de Vitória.