NUTRIÇÃO

Dietas restritivas funcionam? Nutricionista explica perigos

As buscas online sejam elas via redes sociais ou plataformas de vídeo sobre são bem comuns.

Em 05/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Bondvit / Adobe Stock

Emagrecer costuma ser uma meta, porém requer atenção especial para que o plano não se transforme em problemas de saúde; entenda

Assim como um carro depende de uma fonte de energia para funcionar, o corpo precisa de nutrientes adequados para que suas necessidades básicas sejam supridas e, dessa forma, tenha vigor suficiente para dar conta das tarefas diárias. Mas, às vezes, tal cenário não costuma se cumprir de modo tão prático. 

As buscas online - sejam elas via redes sociais, buscadores ou plataformas de vídeo - sobre “dieta para emagrecer”, “dieta low carb” e “dieta para emagrecer rápido” são bem comuns, exemplos claros de que nutrição ainda é um tema sensível e carece de maior destaque, afinal, uma alimentação sem os devidos cuidados pode representar um perigo à saúde, como explica a nutricionista Paula Carretti. 

“O corpo humano precisa de todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) para um bom funcionamento. Quando paramos de consumir ou consumimos menos do que o necessário ou, ao contrário, consumimos em excesso, o corpo sente”, afirma a profissional.  

A retirada de nutrientes do cardápio também é outro ponto de atenção e, somada à redução significativa de quantidades ingeridas, cria um panorama ainda mais arriscado e de alto impacto para o organismo. Ter equilíbrio é imprescindível. 

“A diminuição do consumo de proteínas pode alterar todo o metabolismo, pois é importante para os músculos, hormônios e enzimas. Sua baixa ingestão pode causar edemas, já que a albumina é responsável por não deixar que líquido seja acumulado no corpo. O excesso, por sua vez, pode causar problemas renais. Já os lipídeos são responsáveis por fornecer energia, assim como os carboidratos, mas também transportam vitaminas lipossolúveis (as vitaminas A, D, E e K) e auxiliam na composição de hormônios e protegem órgãos vitais.  

Reduzir as porções de alimentos sem acompanhamento diminui a quantidade de vitaminas e minerais consumidos que, além de doenças causadas pela hipovitaminose, também altera nosso sistema imunológico, enfraquecem unhas e cabelos, podem causar anemia, entre tantas outras coisas”, complementa. 

Existe diferença entre emagrecer e perder peso? 

Um dos grandes motivos de muitos se aventurarem em dietas é conseguir se livrar de quilos indesejados, entretanto, assim como os exercícios físicos isolados – realizar incontáveis séries de abdominais para perder barriga – tendem a não trazer o resultado esperado, emagrecer de modo saudável não se resume a uma alimentação extremamente restrita e pobre em nutrientes, requer orientação médica e um conjunto de esforços, compreendendo cada passo da evolução. 

“Nós podemos perder peso e não emagrecer, assim como podemos emagrecer sem perder peso. Parece incoerente, mas eu explico: perder peso quer dizer perder massa corporal, é quando percebemos a diferença de peso na balança e, talvez, nas roupas. Aqui, tanto faz se você perde músculo, água ou gordura. Já emagrecer é quando você perde gordura corporal e, às vezes, com o aumento da massa magra, você pode não ver a diminuição dos números na balança e notar apenas a redução das medidas, ressalta Paula Carretti. 

Como a hidratação colabora no processo de emagrecimento 

“Não é novidade o quanto a água é importante para o nosso organismo, ela é vital e está envolvida em todos os processos do nosso corpo. E é por isso que todo nutricionista fala o tempo todo sobre hidratação. Mais do que emagrecer (a água ajuda no controle da fome e na saciedade), ela também aumenta a disposição, auxilia na digestão e na imunidade e mantém hidratados pele, cabelos, unhas e olhos. 

Manter-se hidratado melhora a concentração, a atenção, as habilidades, e mantém as articulações saudáveis, o que é ótimo para quem pratica atividades físicas. Também ajuda a regular a temperatura corporal, importantíssimo nos dias de calor, remove toxinas e melhora nossa circulação sanguínea”, finaliza.  (Por  Atma Meditação e Bem-Estar)

Leia também:

País registrou 2.909 novos casos de covid-19 e 15 mortes
Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra
Saúde lança guia para médicos sobre gestantes e bebês
32 empresas devem suspender venda de cigarros eletrônicos
Serra abre vagas de vacina contra a Covid-19 nesta quinta (1)
Vitória 471 anos: Saúde prepara ações lúdicas e educativas
Aracruz: Prefeitura realiza atendimentos psicossocial e saúde
Cariacica: Fim de semana tem vacinação contra poliomielite
Apae de Cachoeiro oferece tratamento em equoterapia
Linhares registra o primeiro caso da varíola dos macacos

TAGS:
DIETAS | BUSCAS | ONLINE | HIDRATAÇÃO | ATENÇÃO