CENÁRIO EMPREENDEDOR

Diferenciais do e-commerce que atraem mais consumidores.

Otimizar os processos pode ser decisivo na hora de garantir a preferência dos clientes.

Em 28/10/2016 Referência JCC

A facilidade de adquirir um produto em poucos cliques torna a experiência da compra online mais atrativa para os consumidores que buscam praticidade e querem economizar tempo. Além disso, a possibilidade de comparar vários preços e ainda encontrar uma maior variedade de produtos na grande amplitude que a internet possui conquista cada vez mais pessoas. Só no ano passado as transações online movimentaram 41,3 bilhões de reais e o crescimento do setor foi de 15,3% em comparação com o período anterior de acordo com os dados do último relatório da Webshoppers (E-bit/Buscapé).

A procura pelo e-commerce aumentou consideravelmente no Brasil, mesmo em meio à crise econômica que o país enfrenta atualmente, e as pesquisas revelam que o consumidor não procura apenas por um bom custo e benefício ao comprar um produto. Fatores como uma boa estrutura de navegação, segurança e menos burocracia nos processos são características altamente desejáveis, porém, um dos grandes diferenciais para garantir a preferência do cliente é um atendimento ágil e eficaz, que valoriza a experiência da compra em todas as etapas, inclusive, se estende até o pós-venda, oferecendo um suporte adequado para quem deseja efetuar uma troca ou o cancelamento. Para 40% das pessoas o que causa maior desconforto em uma compra online é justamente a burocracia dessas operações. Diante disso, para conquistar a satisfação dos clientes e aumentar as chances de fidelização, o empreendedor deve adotar estratégias para otimizar esses processos e entregar um serviço altamente qualificado.

Mesmo após a venda e entrega do produto o atendimento não deve receber o status de finalizado, isso porque, por lei, o cliente tem o direito de realizar trocas e até mesmo se arrepender da compra e solicitar o cancelamento. Além disso, eventualmente podem ocorrer falhas causadas por erros no processamento do pedido ou no transporte, fazendo com que o consumidor receba o produto errado.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.