SAÚDE

Doadoras de leite humano recebem homenagem na Serra

No dia da doação de leite humano, doadoras recebem uma homenagem às doadoras.

Em 16/05/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMS

As doadoras o receber em suas casas, ao entregarem sua doação, uma lembrança sobre a importância do ato. O mimo é um chaveiro artesanal com uma pérola - que é vista como símbolo de feminilidade e pureza. 


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

No domingo (19), se comemora o Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano. Em alusão a essa data importante, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI) faz uma homenagem às doadoras que já são cadastradas no local.

>> Ministério da Saúde amplia recursos para Atenção Primária

As doadoras o receber em suas casas, ao entregarem sua doação, uma lembrança sobre a importância do ato. O mimo é um chaveiro artesanal com uma pérola - que é vista como símbolo de feminilidade e pureza. 

Esta iniciativa acontece até sexta-feira (17), e se repete na outra semana, do dia 20 a 24 de maio. 

Nos dias 20 e 21, às 14 horas, haverá ainda entrega de brindes e panfletos sobre o tema para as mamães que estão no HMMI e acabaram de ganhar seus bebês. A ideia é esclarecer sobre a importância da doação de leite materno e sobre como se tornar uma doadora.

A doação de leite tem como objetivo a prevenção e promoção à saúde por meio da garantia do direito ao melhor alimento desde o nascimento, e contribui para o aumento dos índices de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e para a amamentação continuada até dois anos ou mais.

Sobre o Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipal Materno Infantil foi inaugurado em fevereiro de 2024 e é o primeiro mantido com recursos municipais no Espírito Santo e o primeiro do município da Serra. 

Funciona das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com agendamento pelo telefone (27) 3500-1500.

O Banco de Leite coleta e processa leite humano pasteurizado com qualidade certificada para bebês prematuros e de baixo peso. Também apoia o aleitamento materno orientando as mulheres que apresentam dificuldade ao amamentar.

O BLH realiza ainda a captação domiciliar. A partir das orientações da equipe do Banco, a doadora faz a coleta e uma equipe com veículo da Prefeitura da Serra busca o leite coletado na sua residência.

O espaço funciona de acordo com as normas  técnicas e orientações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH-BR), criada pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz. (Secom/PMS)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Ministério da Saúde amplia recursos para Atenção Primária
Cariacica inicia vacinação contra Influenza em supermercados
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (13)
Vacinação contra gripe em Itapuã e Ilha das Flores nesta terça
Em Viana agora é possível marcar consultas por aplicativo
Prefeitura realiza mais um mutirão da Saúde em Aracruz
Vacinação e ações de saúde serão realizadas neste sábado
PMCI: Mutirão agiliza a realização do exame de espirometri
Serra abre vagas para vacinação contra Dengue e Gripe
Vitória promove Dia D do Mais Saúde Bucal em escolas

TAGS:
DOADORAS | LEITE | HUMANO | SERRA | HOMENAGEM