MOTOR

Dodge Challenger "Black Ghost” será leiloado nos EUA

Challenger é especial para os colecionadores por ter sido de Qualls, um policial de Detroit.

Em 09/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Casey Maxon

O Dodge Challenger é um dos carros mais emblemáticos já feitos e ainda em produção, mantendo-se como um legítimo cupê muscle, que atualmente exiba seus músculos com os V8 Hemi 5.7 e 6.4 litros, além do Hellcat 6.2 litros.

Nos EUA, mais precisamente em Kissimmee, Flórida, onde a Mecum Auctions realiza leilões de carros de colecionador atualmente e um dos bólidos mais desejados deles é um Dodge Challenger R/T SE 1970.

Equipado com um V8 Hemi, o Challenger em questão é de uma série especial, apelidada na época de “Black Ghost”, tendo brilhante pintura preta com teto em vinil igualmente preto, imitando couro de jacaré.

Com calotas cromadas nas rodas de aço pintadas de preto, o Dodge Challenger R/T SE 1970 atravessará a passarela da Mecum em maio, para delírios dos fãs e colecionadores.

O que torna este Challenger especial para os colecionadores é sua história, tendo sido adquirido por um policial de Detroit, chamado Godfrey Qualls, que comprou o carro novo em 1969, após ter tido baixa do Exército.

Qualls fez sucesso correndo em algumas das ruas mais famosas de Detroit, incluindo a Woodward Avenue, no entanto, o policial simplesmente sumia do mapa por semanas ou meses, sendo daí o apelido de Black Ghost.

Até 1975, Qualls e Black Ghost continuaram vencendo as corridas de rua até que simplesmente ele desapareceu de vez, retirando-se por completo das ruas e do volante do Challenger, que foi estacionado.

Black Ghost Hemi 1970 Dodge Challenger R/T

Foto de Casey Maxon, cortesia da Historic Vehicle Association

O carro sumiu da vista de todos por mais de 40 anos, porém, em 2015, Qualls morreu e seu filho herdou o Black Ghost, recolocando-o de volta na história.

Um dos 23 exemplares de Special Edition do modelo 70, o Black Ghost – quando ainda era mais um Dodge Challenger R/T SE 1970, vinha com transmissão manual de quatro machas acoplada ao V8 Hem 426 com alavanca de câmbio Hurst e diferencial Dana 60.

Black Ghost Hemi 1970 Dodge Challenger R/T

Foto de Casey Maxon, cortesia da Historic Vehicle Association

A série 70 é tão importante para o Challenger, que a edição Last Call do cupê atual terá sete carros baseado no modelo comprado por Qualls, literalmente um Black Ghost da atualidade.

(Por Por Ricardo de Oliveira, *com informações Autoblog)

Leia também:

Audi garante que abandonará carro a combustão a partir de 2033
Anfavea comenta após segundo pior mês de vendas em 2021
Chips: Renault deve produzir 300 mil veículos a menos em 2021
Reuso: Reciclar e consertar, os desafios do setor automotivo
Citroën terá 1 carro novo por ano na América do Sul até 2024
Com a crise da pandemia, Nissan e Toyota param atividades
Renault acumulou prejuízo histórico de € 8 bilhões em 2020
Renault diz que vai focar em carros de maior valor para o Brasil
Vendas de veículos somam 2,06 milhões e caem 26,2% em 2020
Peugeot e Fiat criam grupo para enfrentar o mercado

TAGS:
DODGE | BLACK GHOST | LEILÃO | V8 | CUPÊ MUSCLE