ESPORTE CAPIXABA

Domingo de altas temperaturas na Arena de Verão em Vitória

Quem foi na Arena de Verão presenciou o inédito Desafio Casé de Basquete 3x3 de Verão.

Em 23/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Pela primeira vez no Estado tendo a modalidade olímpica disputada "dentro" da praia, os jogos tiveram início por volta das 8 horas e aconteceram dentro de uma quadra montada especialmente para o evento.

Quem esteve na Arena de Verão na manhã deste domingo (22) presenciou um verdadeiro espetáculo do esporte com o inédito Desafio Casé de Basquete 3x3 de Verão.

Pela primeira vez no Estado tendo a modalidade olímpica disputada "dentro" da praia, os jogos tiveram início por volta das 8 horas e aconteceram dentro de uma quadra montada especialmente para o evento, onde o público acompanhou as jogadas e enterradas a partir de uma perspectiva inédita, tanto para quem assiste quanto para quem joga.

"O basquete 3x3 é uma modalidade que inova a Arena de Verão, com os jogos acontecendo dentro do espaço. Preparamos um verdadeiro espetáculo para a torcida e os visitantes, moradores e turistas", conta o anfitrião Alessandro Casé, estrela do basquete brasileiro e capixaba.

O gigante capixaba, de 2,03 metros de altura, é atleta da seleção brasileira master, campeão Pan-Americano e Mundial de 3x3, entre outros vários títulos, além de ser figurinha carimbada nas quadras de Vitória, onde também atende e orienta centenas de crianças carentes.

"A modalidade 3x3 está em ascensão e tem sido muito importante para o desenvolvimento do basquete em geral. Por isso, também se tornou um esporte olímpico. A simplicidade quanto às regras do jogo e à infraestrutura exigida, por exemplo, permite que sejam realizados torneios como este, em pontos turísticos incríveis, com belas paisagens e em cenários diferenciados, que fogem do lugar-comum", explica Casé.

O desafio contou com atletas renomados do basquete capixaba e brasileiro, além de crianças, convidados e familiares do Casé.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Sandro Parrini avaliou positivamente o evento.

"Colocar uma quadra dessa modalidade pela primeira vez na praia foi um desafio que encaramos com muita alegria. Reunimos o ineditismo com um visual incrível que é o da nossa Orla de Camburi", declarou Sandro.

"Com a ação de hoje ainda tivemos a oportunidade de apresentar essa modalidade para quem não conhecia e envolver as comunidades o que é um grande objetivo da Semesp" completou o secretário.

Resultados

A competição ficou assim:

Fase Classificatória:
Time Azul (Casé) 12 x 9 Time Branco (Wanderson de Jesus)

Terceiro Lugar:
Time Branco (Wanderson de Jesus) 12 x 8 Time Beje (Ricardo Gaspar)
Final: Time Azul (Casé) 16 x 14 Time Amarelo (Cleitão)

Esporte olímpico

Nascido nas ruas, o Basquete 3x3 surgiu nos anos 1980, nos Estados Unidos, e rapidamente se tornou popular. O jogo consiste em dois times de quatro jogadores, sendo 3 titulares e 1 reserva, frente a frente, disputando em meia quadra, com uma tabela. É considerado hoje o esporte urbano número 1 do planeta.

Em 9 de junho de 2017, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão da modalidade entre as que estiveram no programa olímpico dos jogos de Tóquio 2020. Com isso o 3x3 hoje faz parte do hall de esportes olímpicos e será novamente disputado nas próximas olimpíadas de Paris, em 2024. (Secom/PMV)

Leia também:

Alunos do ES se classificam para o Brasileiro de Atletismo
Campeonato Altinha das Comunidades acontece em Vitória
Aulas gratuitas de frescobol e futebol de travinha em Linhares
Manguinhos recebe a 2ª edição do festival ginga de verão
Kleber Andrade recebe jogo entre Rio Branco e Porto Vitória
ES vai representar o Brasil no Sul-Americano de Atletismo
Linhares abre inscrições para o Torneio do Trabalhador
Juliétty Tesch disputa Campeonato Brasileiro de Vela no RJ
Cachoeiro terá programação esportiva até final de janeiro
Arena Verão agita Jacaraípe com esporte e muita diversão

TAGS: 
ARENA VERÃO | VITÓRIA | BASQUETE | DESAFIO CASÉ | COMPETIÇÃO