CULTURA

Dory, o peixe mais conhecido do cinema, chegou a Vitória

A Dory, o peixe cirurgião mais conhecido do cinema, nadou tanto que chegou à Vitória.

Em 28/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Brunella França/PMV

O aquário marítimo da Escola da Ciência, Biologia e História (ECBH), em Vitória, que já abrigava uma família de Nemos (peixe palhaço) agora tem também uma Dory.

"Continue a nadar, continue a nadar, continue a nadar". E a Dory, o peixe cirurgião mais conhecido do cinema, nadou tanto que chegou a Vitória! O aquário marítimo da Escola da Ciência, Biologia e História (ECBH) que já abrigava uma família de Nemos (peixe palhaço) agora tem também uma Dory.

E mesmo que você não seja fluente em baleiês, pode visitar a nova moradora da ECBH de terça a sexta-feira, das 8h às 17 horas. A entrada é gratuita e não necessita de agendamento.

"Os aquários sempre são espaços de encantamento para os nossos visitantes de todas as idades porque nós recebemos aqui desde crianças até adultos. A Escola da Ciência, Biologia e História, além de todo o acervo cultural e histórico, tem cinco aquários, mostrando um pouco da biodiversidade dos nossos ecossistemas, e agora no nosso fundo do mar, além do Nemo, temos a Dory", destacou a diretora dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória, Eliane Marques.

A Escola da Ciência, Biologia e História é um ambiente científico que trabalha os conhecimentos da Ciências Humanas e Naturais por meio de cartografias, maquetes históricas, cultura capixaba, aquários de água doce e salgada, dioramas dos ecossistemas, dentre outros.

Com as turmas escolares, em visitas agendadas, também são desenvolvidas atividades de oficinas, dentro dos roteiros oferecidos pelo Centro de Ciência.

Roteiros de visitação

Ao todo, a instituição oferta oito roteiros de visitação guiada, com os monitores do espaço. "O fabuloso mundo dos animais" é mais voltado para as crianças da Educação Infantil, contempla os ecossistemas e seus fatores ambientais, priorizando os habitats dos seres vivos (animais aquáticos e os terrestres).

O roteiro "Congo no Espírito Santo" tem por objetivo mostrar a história do Congo capixaba. Em "Viagem à pré-história", o destaque é para os vestígios dos povos originários do litoral brasileiro, produzidos desde os tempos que tendemos a classificá-los como pré-históricos e aborda ainda o ofício do arqueólogo.

O roteiro "Caminhos da Culinária Capixaba" apresenta a origem e os hábitos alimentares, revelando a mistura de tradições e culturas na deliciosa cozinha do nosso Estado e da nossa cidade. "Patrimônios históricos e culturais do Espírito Santo", por sua vez, traz à tona uma educação patrimonial crítica e problematizadora, com reflexões sobre a importância dos patrimônios históricos culturais.

O "Itinerário Histórico- Cultural Capixaba" pressupõe o reconhecimento da nossa ancestralidade ao percorrer os espaços históricos e culturais que contribuíram para a formação da história da cidade de Vitória e do Espírito Santo.

Por meio do roteiro "Geografia de Vitória", os visitantes são levados a refletir sobre o espaço geográfico, levando em conta o mesmo como um lugar de interações humanas e naturais, além disso observando as modificações ocorridas ao longo do tempo na paisagem da capital capixaba.

Por fim, "Reconhecendo os ecossistemas de Vitória" mostra os ecossistemas aquáticos: nascentes, rios, lagos e oceanos; manguezal; restinga e o bioma da Mata
Atlântica, presentes na região de Vitória e no Espírito Santo.

Para visitar

O público em geral pode visitar a Escola da Ciência, Biologia e História sem precisar de agendamento, basta chegar ao espaço. Já as instituições de ensino ou grupos a partir de 10 pessoas devem fazer o agendamento para a visita pedagógica.
Telefone: (27) 3332-1612
E-mail: ccec_ecbh@edu.vitoria.es.gov.br
Onde fica: Avenida Dário Lourenço de Souza, Nº 790. Bairro Mário Cypreste (na entrada do Sambão do Povo).

Leia também:

Serra: mulheres das bandas de congo recebem homenagem
> ​Vila Velha está entre os destinos mais procurados do Airbnb
CRJS são destaque no maior evento de Direitos Humanos
Profissional indica 10 melhores exercícios para treino de costas
Especialistas pedem ações contra mudanças climáticas
São Paulo tem perucas grátis para pacientes com câncer
Pesquisa: 86% de trabalhadoras negras relatam casos de racismo
Recadastramento de armas particulares chega a 81%
Rodosol vai mudar atendimento das cabines dos motociclistas
Sinais de cultura tóxica para ficar atento durante a entrevista

TAGS:
VITÓRIA | PEIXE | DORY | CIRURGIÃO | CINEMA