CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Drones carregam 61 kg e entram para o Guinness, o livro dos recordes.

Conjunto de oito drones ficou mais de 30 segundos no ar.

Em 21/01/2016 Referência JCC

Um grupo de estudantes da Universidade de Oslo, na Noruega, entrou para o Guinness, o livro dos recordes, com o título de maior carga levantada por um multicóptero controlado por controle remoto.

Eles criaram um sistema composto por oito drones chamado Megacopter. Oficialmente, a máquina é capaz de carregar 150 kg. Mas não teve de se esforçar tanto para bater o recorde.

O Megacopter pairou no ar carregando volumes com peso de apenas 61 kg para ter sua marca registrada. Isso, sem contar o próprio peso da conjunto de máquinas.

Para conseguir voar com tanta carga, o aparato é equipado com 48 motores, 13 propulsores, além de ser feito com material leve, como alumínio e compensado de madeira. Os pesquisadores levaram 18 meses para construí-lo.

A aeronave ficou a mais de um metro do chão e por mais de 30 segundos em teste realizado no Parque de Ciência, na capital norueguesa.

O Guinness já havia anunciado outra inclusão em seu cadastro de recordes outro feito realizado por drones. A Intel havia feito colocado no ar o maior número de drones em voo simultâneo. Foram 100 drones voando.

Fonte: G1