ECONOMIA CAPIXABA

Economia criativa: Uma boa opção para presentear neste Natal

Caixa Circul.ô reúne itens gastronômicos e artísticos, valorizando histórias do ES.

Em 02/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

Nesta primeira edição da Caixa Circulô, estão presentes cinco itens gastronômicos de várias regiões do Espírito Santo:

Em um ano que apresentou tantos desafios para o setor criativo decorrentes da pandemia da Covid-19, o projeto Circul.ô - Rodas Criativas de Cultura lança uma caixa presenteável para o Natal com itens de gastronomia, artesanato e arte. A iniciativa tem como objetivo a circulação de histórias que preenchem os produtos de significados, desdobrando o mapa de fazeres e saberes que lembram que esses produtos nascem de viveres de pessoas; e a a valorização dos pequenos produtores capixabas da economia criativa, contando suas histórias e processos de produção, fortalecendo-os a partir da conexão com o público do Espírito Santo para fazer circular o que o Estado tem para se apreciar com todos os sentidos.

Nesta primeira edição da Caixa Circulô, estão presentes cinco itens gastronômicos de várias regiões do Espírito Santo: Antepasto de Cogumelo Portobello da Áuria Berudio (Pedra Azul), Geleia de Cambuci da Trogon (Domingos Martins), Barbecue de Banana da Da Terra (Laranja da Terra), Mel com Gengibre da Em Parede (Vitória) e café Póde Mulheres (Muqui). Além dos itens gastronômicos, a caixa contém um porta-copos de cerâmica da artista Cida Ramaldes (Vitória).  

Obra de arte

Em um diálogo entre gastronomia, artesanato e artes visuais, a própria caixa é uma obra de arte: sua tampa é estampada com duas opções de obras de artistas capixabas convidados e se transforma em um quadro. Uma opção traz uma imagem em preto e branco do fotógrafo Leandro Queiroz e a outra uma obra da artista Yvana Belchior.

O curador gastronômico do projeto, Sandro Scardini, explica a escolha dos produtos: “fizemos uma ampla pesquisa para trazer itens de excelente qualidade, de várias regiões do Estado, e que são pouco conhecidos do próprio capixaba. São itens para despertar a criatividade na cozinha e o interesse por conhecer melhor os produtores locais, que têm um portfólio amplo e interessantíssimo. A vida de todos os produtores se mistura com o que eles fazem, o que resulta em um produto muito bem cuidado, feito de forma artesanal e sustentável, em um tempo próprio”.        

Para as idealizadoras do projeto, Aparecida Torrecillas e Monique Barth, o objetivo do Circul.ô vai além do produto. “Queremos contar histórias de produtores e artistas capixabas para dar um novo sentido ao ato de produzir e consumir e mostrar que um outro jeito de fazer é possível. São histórias que trazem muito da biografia de quem faz e deslocam o foco para os saberes e fazeres. Têm também uma ligação estreita com o próprio Espírito Santo, fazendo circular as relações com a terra e a cultura de quem vive aqui”, conta Aparecida.

Monique acrescenta que a ideia de lançar a caixa como opção para o Natal busca também provocar um outro olhar para o ato de presentear: “Queremos aproveitar o final de um ano tão desafiador como 2020, que tanto nos fez refletir sobre modelos econômicos e privilégios, para sugerir um presente que contenha mais do que status e valor material, que seja uma conexão afetiva com os produtores locais e um convite a uma experiência conjunta, de mergulho nas inspirações que as histórias nos trazem”.

A Caixa Circulô está à venda por meio do site wwww.rodascirculo.com com opções de pagamento em cartão de crédito ou boleto bancário. Os estoques são limitados. 

Caixa Circulô

Material: Produzida em mdf em tom natural, nas dimensões 25,5cmx22,5cmx12cm.

Tampa: Ilustrada com duas opções de arte impressa.

Valor: R$175,00 (pagamento com cartão de crédito ou boleto bancário).

Entrega: em domicílio, nos dias 7, 14 e 21 de dezembro.

Perfil dos artistas convidados para fazer a arte da tampa da caixa 

Leandro Queiroz

Leandro Queiroz é um artista e pesquisador da imagem e usa a fotografia e o desenho para retratar o cotidiano. Em seus desenhos, usa as linhas orgânicas em nanquim com a temática do ordinário. Em suas imagens fotográficas, tem desde 2013 uma tag no Instagram que orienta suas escolhas cotidianas: #diariovisual. É professor da Universidade de Vila Velha, graduado em Publicidade e Propaganda na Ufes, com master em Conceito e Criação pela EFTI - Espanha, e doutorando em Psicologia pela UCES. 

Yvana Belchior

Yvana Belchior é pintora e co-fundadora da EmParede, uma galeria-cineclube-meliponário que mantém em sua casa no bairro Santo Antônio, em Vitória. Foi no processo pictórico que ela deu início ao entendimento do seu processo artístico e este é seu maior espaço expressivo, a partir do qual experimenta diferentes processos da arte. 

Artesanato em Cerâmica 

Cida Ramaldes

Artista plástica e poeta, desenvolve peças artísticas, utilitárias e joias em cerâmica e prata. Em seu ateliê, que é um quintal, reúne pessoas para ensino e aprendizagem de cerâmica, para cursos e oficinas com professores convidados, para mostras e para o Mercado de Ideias, em que promove uma curadoria de artistas e designers capixabas. Como poeta, organiza saraus e ministra oficinas de poesias. 

Produtos: 

Antepasto de cogumelo Portobello Áuria Berudio

O antepasto de cogumelos é um produto fácil de achar nas montanhas capixabas, mas o produto que está na Caixa Circulô é especial. A receita original é da mãe do Cláudio, italiano radicado no Espírito Santo, e quem produz é a Áuria, essa do nome da marca, esposa dele, que adiciona o tempero local. Este antepasto é especial porque o cogumelo é Portobello, com sabor muito mais marcante que os costumeiros cogumelos Paris. Ele nasceu quando o Cláudio e a Auria conheceram o Vagner, que produz esta variedade na região de Pedra Azul, e não resistiram ao sabor especial. Vai bem com massas, bruschettas, como recheio de omeletes e o que mais sua imaginação permitir. A lojinha Áuria Berudio, em Pedra Azul, é um viagem pela Itália. Parar por ali dá direito a uma aula do próprio Cláudio, italiano radicado no Espírito Santo, sobre o cuidado com a escolha dos ingredientes e o respeito ao tempo de produção, totalmente artesanal. Não há oferta que os faça acelerar o tempo ou modificar o processo que garante, para eles, a qualidade que se orgulham em oferecer. Lá há desde receitas italianas tradicionais, como o licor limoncello, massas, molhos, cantucci e mandorla (o jeito italiano de fazer torrone), até biscoitos, geleias, conservas, antepastos, pães, massas e doces. É só tirar o pé do acelerador e aproveitar a visita.

Barbecue de Banana da Da Terra Produtos Caseiros

Do município de Laranja da Terra, no oeste do Espírito Santo, vem o Barbecue de Banana da Da Terra Produtos Caseiros. Essa invenção de moda é obra do casal Thiago e Daniela, ele técnico rural, ela nutricionista. Os dois plantam todos os ingredientes que utilizam e essa ponte direta com a roça, como eles mesmos gostam de dizer, garante produtos fresquíssimos e deliciosos. O Barbecue de Banana fica ótimo com a tradicional carne de porco, mas também dá uma finalização deliciosa para legumes empanados, por exemplo. Na Da Terra, Daniela, que é nutricionista, é responsável pelas receitas, em que explora com criatividade a variedade de alimentos que eles cultivam: pimentas, picles de quiabo, ketchup de goiaba e por aí vai. A proximidade com a plantação (literalmente no quintal da fábrica), faz com que os produtos da Da Terra estejam em profunda sintonia com os ciclos da natureza, e é o Thiago, técnico rural, quem cuida da roça. É dessa intimidade da cozinha com a natureza que nasce a mágica dos sabores da Da Terra.

Geleia de Cambuci da Trogon

A geleia de Cambuci vem de uma fruta nativa da Mata Atlântica, muito popular em São Paulo, mas ainda pouco utilizada no Espírito Santo. De sabor azedinho, o cambuci quase acabou na natureza devido à alta qualidade de sua madeira. Estimular o consumo da fruta é estimular o plantio de mais árvores e a natureza agradece. A geleia de cambuci passeia por todas as refeições: do café da manhã, ao molho de salada, até as bebidinhas de fim de tarde de verão. Se você juntar a geleia com um pouco de gelo e vodca ou rum, você vai ter uma margarita surpreendente e fica incrível também com infusão de especiarias, gin e água tônica. Trogon é o nome científico do surucuá-de-barriga-amarela. Típico da região de Domingos Martins, este pássaro se alimenta de frutos, principalmente de amoreiras e virou o símbolo da Trogon Produtos Caseiros. As amigas Ana e Maria Antônia, da Trogon, produzem uma festa de sabores com ingredientes encontrados nos sítios de suas famílias e em pequenos produtores vizinhos, todos sem agrotóxicos. A relação delas com a natureza é tão íntima que utilizam materiais reciclados para decorar as embalagens dos produtos, promovem mutirões para plantio de árvores nativas e ainda  mantêm um bioparque, aberto à visitação, que é um santuário de aves. 

Mel com Gengibre Emparede

Em sua casa-galeria de arte-espaço de educação artística e ambiental, a EmParede, Rogério e Yvanna mantém um meliponário, onde além de cultivar espécies de abelhas nativas, sem ferrão, eles trabalham com o melhor mel das montanhas do Espírito Santo. A ideia de trabalhar com o mel surgiu em 2016, como uma forma de financiar as outras atividades do local. A supresa são os sabores: Yvana desenvolveu uma técnica especial de infusão com especiarias que dá personalidade a uma coleção especial, que vai dos molhos ao gostinho especial em uma xícara de chá ou café. O mel com gengibre que compõe a Caixa Circulô é uma dessas preciosidades.

Café Póde Mulheres

A embalagem do café Póde Mulheres já diz logo: café 100% conilon, 100% capixaba, 100% feito por mulheres. Café de qualidade produzido no Espírito Santo não é novidade - nossos grãos tem sido muito premiados - mas as duas outras características são surpreendentes. O conilon é um tipo de café nem sempre tido como de melhor qualidade, mas que, pela mão dessas mulheres, fica à altura das melhores experiências com café. A diferença é o cuidado meticuloso em todo o processo e a preocupação constante com a qualidade. O resultado é um café de torra média, equilibrado, com aroma suave e frutado, com sabor de caramelo, nozes e chocolate. Embora seja frequente a presença de mulheres na lavoura, não é comum que elas orquestrem todo o processo, da produção à mesa. Foi isso que um grupo de mulheres de Muqui decidiu fazer ao lançar, em 2016, o Póde Mulheres, investindo em formação técnica e trazendo o cuidado feminino para todas as etapas de produção, na Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do ES. São mais de 20 mulheres, que confiam na união e na troca de experiência entre elas para desenvolver uma outra possibilidade de atuação para as mulheres na zona rural. O nome, Póde Mulheres, faz um trocadilho com o pó de café e o empoderamento das produtoras. (Por Denise Klein - Triade)

Saiba mais

Idealizadoras do projeto Circul.ô - Rodas Criativas de Cultura

Aparecida Torrecillas - (27) 98817-0717

Monique Barth - 27 99525-1184

Apoio: Tríade Comunicação – Denise Klein: (27) 99253-6191