ECONOMIA INTERNACIONAL

Economia da Alemanha encolhe 0,3% e entra em recessão

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha apresentou queda em dois trimestres seguidos.

Em 25/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Martin Schutt/dpa/picture alliance

Após uma contração de 0,5% nos últimos três meses de 2022, este foi o segundo trimestre consecutivo de queda do Produto Interno Bruto (PIB) alemão – caracterizando uma "recessão técnica".

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha apresentou queda em dois trimestres seguidos. Inflação elevada, alavancada sobretudo pelos preços da energia, trava gastos do consumidor.A economia da Alemanha encolheu 0,3% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com os três meses anteriores, mostraram dados divulgados pelo Departamento Federal de Estatísticas (Destatis) nesta quinta-feira (25/05).

Após uma contração de 0,5% nos últimos três meses de 2022, este foi o segundo trimestre consecutivo de queda do Produto Interno Bruto (PIB) alemão – caracterizando uma "recessão técnica".

A queda ocorre num momento em que a Alemanha enfrenta uma alta nos preços da energia após a invasão da Ucrânia pela Rússia, que pesou sobre o orçamento de residências e empresas.

Em abril, uma estimativa preliminar do Destatis apontou que o PIB alemão havia estagnado em crescimento zero no primeiro trimestre – indicando que a Alemanha teria escapado por pouco de uma recessão.

Energia 

"Foram necessárias algumas revisões estatísticas, mas, no final das contas, a economia alemã realmente se comportou neste inverno da forma que já temíamos desde o verão passado", disse o economista do banco ING Carsten Brzeski em nota aos clientes. "O inverno ameno, a recuperação na atividade industrial, ajudada pela reabertura chinesa, e uma diminuição dos atritos na cadeia de suprimentos não foram suficientes para tirar a economia da zona de perigo da recessão." 

O aumento do custo da energia impulsionou a inflação, que ficou em 7,2% na Alemanha em abril, apenas ligeiramente abaixo de seu pico no final de 2022.

"A persistência de grandes altas de preços continuou sendo um fardo para a economia alemã no início do ano", afirmou o Destatis em comunicado.

O impacto foi sentido principalmente pelos consumidores, que frearam gastos com itens como alimentação e vestuário, bebida, calçados e mobiliário. Eles também compraram menos carros novos, possivelmente devido à interrupção dos subsídios do governo no final de 2022.

Fracos indicadores

"A revisão negativa do índice não surpreendeu após uma série de fracos indicadores econômicos", disse Jens-Oliver Niklasch, analista do banco LBBW. "Os primeiros indicadores sugerem que as coisas continuarão fracas da mesma forma no segundo trimestre de 2023", acrescentou Niklasch.

As encomendas industriais, que antecipam a produção industrial, despencaram em março na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A Alemanha, que dependia fortemente das importações de energia da Rússia, ficou particularmente exposta após a invasão da Ucrânia em fevereiro do ano passado. A redução do fornecimento de gás, em particular, fez com que Berlim procurasse encontrar novas fontes de energia e preencher as reservas antes do que se previa ser um inverno rigoroso no final de 2022.

Mas o inverno se mostrou ameno na Alemanha, afastando os piores cenários – como a falta de gás, que teria devastado a economia. (md/lf (AFP, Reuters, DPA - Deutsche Welle - https://istoe.com.br/autor/deutsche-welle/)

Leia também:

Taxa anual do CPI do Reino Unido avança 8,7% em abril, diz ONS
Indústria vê recuperação das condições atuais em maio
Produção industrial tem alta em 11 de 15 regiões pesquisada
Atividade econômica cresce 2,41% no primeiro trimestre
Número de trabalhadores com mais de 50 anos dobra no país
Governo anuncia mutirão para fiscalizar postos de gasolina
ES tem maior valor médio da Região Sudeste no Bolsa Família
Desemprego é maior entre mulheres e negros, diz IBGE
Postos serão fiscalizados para garantir queda nos preços
Indústria tem queda na produção e no emprego em abril
Governo estuda cashback de imposto sobre alimentos
Banco do Brasil tem lucro de R$ 8,5 bilhões no 1º trimestre

TAGS:
ALEMANHA | PIB | QUEDA | RECESSÃQO | ECONOMIA