ECONOMIA INTERNACIONAL

Economia dos Estados Unidos cresceu 2,9% em 2022, diz BEA

Comércio de exportações menores para a China desaceleraram o crescimento americano.

Em 26/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS/Mike Blake

Gastos públicos estimularam a economia e exportações caíram; entenda o impacto no dólar e nos juros.

O PIB (Produto Interno Bruto) americano subiu 2,9% no quarto trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021. No terceiro trimestre, a economia americana havia crescido 3,2% na mesma comparação.

No acumulado de 2022, o PIB cresceu 2,1% em comparação com o acumulado de 2021. No ano passado, o crescimento havia sido de 5,9% ante 2020, mas esse resultado foi distorcido pela pandemia. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo Bureau of Economic Analisys (BEA), autarquia do governo americano.

Segundo o relatório do BEA, “o crescimento do PIB refletiu aumentos no investimento em estoques pelas empresas, gastos do consumidor, do governo federal e de governos estaduais e municipais”. A parte negativa foi uma queda nas exportações, em que “uma queda em bens não duráveis, excluindo petróleo, foi parcialmente compensada por um aumento em serviços, liderado por viagens e transporte.” Isso é o efeito da desaceleração da economia chinesa no ano passado.

O impacto nos mercados

A divulgação de um resultado levemente acima das expectativas está provocando uma leve alta nas taxas de juros. Os títulos referenciais de dez anos estão rendendo 3,465% ao ano, alta de 0,07 ponto percentual. A bolsa americana está estável.

Até poucas semanas atrás, ainda durante 2022, havia uma convicção firme de que os juros nos Estados Unidos ainda subiriam bastante. A estimativa era de que as taxas, hoje na faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano, chegassem à faixa entre 5,00% e 5,25% ainda durante o primeiro semestre.

Porém, nos primeiros dias do ano, as projeções para a inflação arrefeceram um pouco. Ninguém descarta a hipótese de mais uma alta dos juros na próxima reunião do Fed, marcada para os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Porém, o resultado mostra que essa alta deve ser gradual e o ciclo de aperto pode se encerrar antes de os juros chegarem a 5% ao ano. ( Por Cláudio Gradilone, da Forbes)

Leia também:

Elon Musk indica estratégia para cortes de custos na Tesla 
Estado tem 1.661 empresas excluídas do Simples Nacional
Secont multa empresas em R$ 9,1 milhões por irregularidades
Procon de olho no preço de ingresso para jogo do Flamengo
Procon Vitória divulga pesquisa de preços do material escolar
Tarifa do Transcol custará R$ 4,50 a partir de domingo (08)
Viana altera base de cálculo e reduz em 49% valor do IPTU
Vitória é a melhor cidade do Estado para empreender
PGV traz benefícios a diversos contribuintes de Aracruz
Réveillon de Guarapari vai ter feira apoiada pela Aderes
Refis 2023: Legislação autoriza descontos de juros em Aracruz

TAGS:
PIB | AMERICA | EXPORTAÇÃO | COMÉRCIO | CHINA