EDUCAÇÃO

Educação capacita servidores para uso do botão do pânico

Seme promoveu uma formação com os supervisores de Vitória das 103 unidades de ensino

Em 26/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O trabalho possibilita aos profissionais conhecer, na prática, o funcionamento do dispositivo na prevenção ou mitigação dos efeitos de possíveis situações de violência nas unidades de ensino de Vitória.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoveu uma formação com os supervisores de portaria das 103 unidades de ensino da rede pública de Vitória com o objetivo de capacitar esses profissionais para o manuseio e a utilização de dispositivos de segurança preventiva por meio de tecnologia GPS, conhecidos como "botão do pânico".

O trabalho possibilita aos profissionais conhecer, na prática, o funcionamento do dispositivo na prevenção ou mitigação dos efeitos de possíveis situações de violência nas unidades de ensino de Vitória, possibilitando uma resposta imediata por parte dos agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) e da Polícia Militar.

"Isso é investimento com recursos próprios. O episódio que nós passamos, traumático, mostrou que o tempo de resposta do poder público é fundamental para salvar vidas. Além do esforço dos profissionais, tivemos a tecnologia funcionando 100% por meio das câmeras de videomonitoramento. Nós conseguimos acompanhar, em tempo real, todo o ocorrido em nossa unidade de ensino. Isso foi fundamental para que as forças de segurança fizessem com rapidez seu trabalho. Ali, tivemos a clareza do quanto a tecnologia faz a diferença", frisa o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

"Ao apertar o botão, todo o som já passa a ser gravado e gera um alerta às viaturas da Guarda Municipal e à Central Integrada Operacional de Monitoramento. Queremos que não seja necessário o acionamento desse dispositivo, mas, se houver, o tempo de resposta será imediato", conclui.

Os supervisores de portaria serão os responsáveis por capacitar os 430 porteiros de empresa terceirizada que atuam nos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e nas 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), além dos cinco Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC): Escola da Ciência, Biologia e História; Escola de Física; Escola de Inovação; Planetário; e Praça da Ciência para uso do dispositivo.

"Os dispositivos de segurança preventiva serão fundamentais para que possamos trazer mais segurança e tranquilidade a estudantes e profissionais da rede municipal de ensino. Por isso, capacitar esses profissionais é de suma importância para que possamos prevenir efetivamente possíveis casos de violência e, caso ocorram, teremos uma resposta imediata das forças de segurança", destacou a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarilio Boni, destaca o trabalho operacional.

 "Nossos agentes estarão a postos para chegarem rapidamente ao local e atuarem. O chamado será atendido pelos agentes da nossa Centra Integrada Operacional de Monitoramento e, em seguida, repassado aos agentes em viaturas mais próximas", disse Boni. (Secom/PMV)

Leia também:

ES foi o Estado que mais investiu em educação na pandemia
Cachoeiro: melhorias em escolas fortaleceram rede municipal
Alunos de Cariacica são premiados na 17ª edição da OBMEP
Biblioteca de Vitória vai promover troca de livros gratuita
Vila Velha anuncia Bolsa Aluno de Natal aos alunos da rede
Cariacica premia alunos e professores do Programa Escola Mais
Chamada Pública Escolar: 71 mil vagas ainda estão disponíveis
Crianças de Cmei lançam livro As aventuras da Ilha de Vitória
Evento da UNESCO debate sobre Educação Básica no Brasil
Polo UAB de Vila Velha abre inscrição para graduação
Vitória nomeia mais profissionais para atuar na rede de ensino
Cariacica: Educação divulga lista de contemplados para escolas

TAGS:
EDUCAÇÃO | CAPACITAÇÃO | SERVIDORES | BOTÃO DO PÂNICO | VITÓRIA