EDUCAÇÃO

Educação de tempo integral de Cachoeiro é referência no ES

Programa de educação de tempo integral da Seme está se consolidando como referência.

Em 28/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMCI

Promovidas pela organização ES em Ação, as visitas têm a finalidade de contribuir para a implantação da metodologia nas redes de ensino dos municípios visitantes.

O programa de educação de tempo integral desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro está se consolidando como referência para outras cidades capixabas. Na última sexta-feira (25), representantes das prefeituras de Vila Velha, Serra e Cariacica visitaram as escolas municipais “Julieta Deps Tallon”, no bairro Zumbi, e “Florisbelo Neves”, no Novo Parque.

Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar atividades e conhecer propostas pedagógicas da metodologia de tempo integral. Também puderam conhecer espaços físicos das unidades, incluindo os que foram criados a partir da implantação do modelo de Escola da Escolha, como brinquedoteca e ateliê criativo.

Neste mês, representantes da Prefeitura de João Neiva também visitaram a escola “Julieta Deps”, para conhecer o programa.

Promovidas pela organização ES em Ação, as visitas têm a finalidade de contribuir para a implantação da metodologia nas redes de ensino dos municípios visitantes.

“A dinâmica das escolas de tempo integral é caracterizada pela riqueza e variedade de possibilidades que oportunizam a vivência, a interação e o compartilhamento de experiências com vistas a favorecer o estudante e a apropriação dos diversos conhecimentos para o seu desenvolvimento – elementos fundamentais para a sua formação integral. Estamos sempre abertos a compartilhar nossa experiência com as cidades capixabas”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Mais de 1200 estudantes atendidos

Neste ano, o número de escolas da rede municipal que oferecem tempo integral para estudantes do ensino fundamental foi ampliado para sete. São elas “Nossa Senhora das Graças”, no bairro Agostinho Simonato; “Dona Maria Santana”, no bairro Basileia; “Prof. Elísio Cortes Imperial”, no bairro Teixeira Leite; “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi; “Prof. Athayr Cagnin”, do bairro Abelardo Machado; “Prof. Florisbelo Neves”, do bairro Novo Parque; e “Prof. José Paineiras Filho”, do bairro Costa e Silva. As sete unidades têm, ao todo, 1208 estudantes matriculados.

No modelo do Escola da Escolha, os estudantes são atendidos com jornada escolar estendida, das 7h30 às 16h30, e têm a oportunidade de aprender com matérias do currículo convencional e com disciplinas eletivas, centradas no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes. As atividades acontecem tanto na sala de aula, quanto em espaços como ateliê criativo, brinquedoteca e biblioteca.

A implantação do modelo de Escola da Escolha na rede municipal de Cachoeiro é acompanhada pelo ES em Ação. Com a adesão a essa modalidade, idealizada Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), o município busca a expansão e qualificação da oferta de educação de tempo integral, prevista no Plano Municipal de Educação (PME). (Secom/PMCI)

Leia também:

Estudantes participam de atividades ambientais em Vitória
Provas do Enade são aplicadas hoje (27), em todo o país
Vitória: Horta coletiva potencializa aprendizagem em escola
Prazo para pedir reaplicação do Enem termina nesta sexta
Sedu entrega novos ônibus escolares para Atílio Vivácqua
Escolas de Linhares celebram Copa do Mundo com atividades
Vitória nomeia 134 professores para atuar na rede de ensino
Alunos criam um aplicativo que auxilia na aprendizagem
Prefeitura de Vitória amplia o ensino em tempo integral
Vitória: rematrícula na rede de ensino vai até sexta (25)
Vila Velha: Rematrículas na rede municipal vão até quarta (30)

TAGS:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | SEME | EDUCAÇÃO | REFERÊNCIA | TEMPO INTEGRAL