EDUCAÇÃO

Educação Empreendedora: EMEF de Serra é vice-campeã

Prêmio do Sebrae identifica e premia os melhores projetos educacionais do Estado e do País.

Em 17/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Mariluce dos Santos Andrade/PMS

O projeto "Ligue a Luz que existe em você!", é de autoria da professora e atual diretora da EMEF Centro de Jacaraípe, Fabíola do Nascimento.

A Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria de Educação (Sedu), está comemorando mais uma vitória na reta final do ano de 2021. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Centro de Jacaraípe ficou com a medalha de prata nesta edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O Prêmio identifica e reconhece as melhores práticas e projetos educacionais do Estado e do País.

O projeto "Ligue a Luz que existe em você!", de autoria da professora e atual diretora da EMEF, Fabíola do Nascimento, foi o vice-campeão deste ano. O projeto desenvolvido na escola desde 2019, teve a participação de 510 alunos e 46 funcionários. Seu objetivo principal é sensibilizar sobre a importância de acolher e incluir, proporcionando um ambiente respeitoso para a promoção de uma aprendizagem integral do educando. 

O "Ligue a Luz que existe em você!" trouxe como resultados para a escola muita aprendizagem, leveza nas ações e no trabalho, preservação do patrimônio em 100%, evasão 0%, casos de bullying em 0% no 2º semestre. Além disso, de 52 alunos do 3º ao 5º ano com alfabetização insuficiente, 45 conseguiram atingir os objetivos propostos.

Fabíola do Nascimento é professora efetiva do município de Serra há 30 anos. Graduada em Letras português/Inglês, com especialização em Gestão Escolar pela UFES. Escreveu o livro "Era uma vez uma folhinha" que conta a história de uma aluno dela, autista, em seu primeiro ano escolar, em 2017. Hoje, esse mesmo aluno, está matriculado na EMEF Centro de Jacaraípe, no 5º ano, e agora como diretora continua acompanhando o seu desenvolvimento. 

"Educação Empreendedora é aquela que desperta no aluno a vontade de aprender, de criar e se reinventar. É uma educação emancipadora que faz do aluno protagonista de sua própria aprendizagem e faz da escola "asas", como diz Rubem Alves. Uma escola libertadora que vai muito além de conteúdos, ela desenvolve as habilidades socioemocionais do aluno, com o conhecimento construído o tempo todo", comemora a diretora Fabíola. 

Leia também:

Vitória premia vencedores de concurso de redação e OBMEP
Inep divulga lista de estudantes que estão regulares no Enade
Educação: ​Vila Velha faz repasse de R$5 mil para profissionais
Quem pediu reaplicação do Enem já pode consultar resultado
Linhares divulga a classificação de pré-matrícula para 2022
Resultados do Encceja 2020 já estão disponíveis para consulta
Alunos de Viana recebem prêmios do V Concurso de Desenho
A Parcela da Bolsa de Iniciação Científica começa a ser paga
Aracruz terá duas escolas em tempo integral a partir de 2022
Festa da Biblioteca Encantada leva mais imaginação à escola
Aluna de Serra vence Prêmio Nacional do MPT Escola 2021

TAGS: 
SERRA | PRÊMIO | EMEF | SEBRAE | EDUCAÇÃO | EMPREENDEDORA