Educação no trânsito do Detran|ES atuando em São Mateus

O projeto Detranzinho Itinerante permanecerá em São Mateus até o próximo sábado (04).

Em 01/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Detran|ES

Os serviços de sinalização viária em Guriri estão sendo realizados, por isso, o foco das ações no balneário é o projeto Sinalizar e Educar.

O primeiro artigo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) explica que trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. Agora, como fazer isso dar certo? Simples, com comportamentos individuais, pensados para o coletivo.

Alinhado a esse pensamento, a equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) chegou ao município de São Mateus, na segunda-feira (30), e permanecerá até o próximo sábado (4), com o projeto “Detranzinho Itinerante”, para realizar abordagens educativas a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas nas principais vias do Centro e do balneário de Guriri. 

Os serviços de sinalização viária em Guriri estão sendo realizados, por isso, o foco das ações no balneário é o projeto Sinalizar e Educar. Ações educativas, realizadas quando da realização dos serviços de sinalização, com o objetivo de conscientizar e orientar os moradores sobre as mudanças feitas.  Os locais foram definidos em reuniões que antecederam as atividades, com base nas necessidades do município. A expectativa é fazer abordagens a cerca de 2 mil pessoas.

De acordo com os dados do Relatório de Vítimas Fatais no Trânsito, divulgado pelo Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, no mês de julho o município de São Mateus ficou em 6º lugar no ranking de mortes no trânsito, quando registrou 18 mortes.

“O nosso objetivo é sensibilizar todos os envolvidos no trânsito, mostrando a importância de obedecer às regras de trânsito e zelar pela segurança de todos nas vias. Tanto faz se você está como pedestre, ciclista ou conduzindo veículos, como automóveis ou motocicletas. De 2020 para 2021, houve uma redução de 5% no número de mortes no mês de julho em São Mateus, mas não temos o que comemorar. O que nós queremos é que não haja vítimas. Por isso, reforçamos, a responsabilidade é de todos e se cada um fizer a sua parte com segurança, nós poderemos ter um trânsito com menos acidentes e mortes”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

As atividades serão feitas em parceria com a Polícia Militar (PMES), Secretaria Municipal de Defesa Social e Transporte e servidores da Ciretran.

Detranzinho

Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail cocep@detran.es.gov.br.

O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente via e-Docs, ou de forma presencial na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) no Estado. (As informações são do Detran|ES)

Leia também:

Governo do ES autoriza obras da ES-383, em Alfredo Chaves
Governo do Estado anuncia conexões do Transcol para Viana
Detran|ES repassa R$ 36 milhões para fiscalização de trânsito
ES lança Operação Patrulha da Comunidade na Grande Vitória
Governo do ES anuncia a reforma de praça na Expedito Garcia
Detran|ES amplia convênio com cartórios para habilitação
Detran reforça sinalização turística no município de Guaçuí
Sefaz lança novos sistemas e organiza mudança legislativa
Governo do ES viabiliza obras do Micropolo Industrial de Piúma
Casagrande apresenta PI a vereadores da região do Caparaó
Governador anuncia novos serviços de saúde em Cachoeiro
Serra: Governo do ES entrega reforma de unidade da PMES
Térreo do edifício Aureliano Hoffman ganha coworking
Casagrande anuncia prorrogação do Cartão ES Solidário
Governo do ES anuncia volta do Batalhão de Missões Especiais
Governo do ES distribui material escolar para toda rede pública
Renovação da frota do Transcol prevista para 2021 já concluída
Governador e bancada capixaba se reúnem com ministros

TAGS:
DETRAN|ES | SINALIZAÇÃO | CONEXÃO TEMPORAL | FISCALIZAÇÃO | PROCON | SETUR | SEVIÇOS | SAÚDE | SEGURANÇA