CIDADANIA

Educação antirracista é tema de webinário do Instituto Unibanco

Encontro discute o papel da escola no enfrentamento de desigualdades raciais.

Em 25/08/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Observatório de Educação Instituto Unibanco

Com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, o evento será mediado por Maria Julia Azevedo, gerente de implementação de projetos do Instituto, com comentários de Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Encontro discute o papel da escola no enfrentamento de desigualdades raciais e a importância da educação para mitigar a exclusão entre os mais pobres no contexto da COVID-19.

O Instituto Unibanco realiza na próxima quarta-feira, dia 26 de agosto, às 16h, o webinário "Desafios para uma Educação Antirracista". Para discutir o assunto, foram convidadas Celina Januário Moreira, gestora escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fioravante Caliman, do Espírito Santo; Iara Pires Viana, assessora chefe da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; e Paola Prandini, diretora e fundadora da AfroeducAÇÃO, empresa social focada na produção de ações estratégicas para a equidade racial brasileira por meio da educomunicação. Com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, o evento será mediado por Maria Julia Azevedo, gerente de implementação de projetos do Instituto, com comentários de Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Educação antirracista

Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, discutir ações para promover uma educação antirracista é fundamental no combate às desigualdades raciais no País.

"É preciso reconhecer que o racismo está no núcleo duro das desigualdades brasileiras e que enfentá-lo por meio da Educação é indispensável para a mudança de imaginário social sobre o papel do negro na constituição e construção do Brasil", completa.

Para conferir a programação completa, basta acessar este link.

Ciclo de Webinários

A iniciativa faz parte do Ciclo de Webinários: Gestão da Educação Pública em Tempos de Crise, série de encontros realizados com apoio das Secretarias de Educação dos estados parceiros do Instituto Unibanco no programa Jovem de Futuro (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte). O objetivo é contribuir para a ampliação de repertórios sobre gestão em educação no contexto da COVID-19, além do debate de temas transversais, como o enfrentamento às desigualdades étnico-raciais. O ciclo teve início em 29 de julho e os webinários acontecem semanalmente, às quartas-feiras, sempre às 16h, até 9 de setembro.

Serviço

Webinário - Desafios para uma Educação Antirracista
Data: 26 de agosto (quarta-feira)
Hora: 16h
Plataforma: Canal do Instituto Unibanco no YouTube
Inscrições: http://bit.ly/2X6PT0K

Sobre o Jovem de Futuro

Principal iniciativa do Instituto Unibanco, tem foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais por meio da gestão da educação. 

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. . www.institutounibanco.org.br(Por Larissa Ocampos, Gabriele Alves e Marleide Rocha - Ascom Instituto Unibanco)