POLÍTICA NACIONAL

"Eleição importante": Lula vota em São Bernardo do Campo

Lula que é a eleição mais importante de sua vida, e lembrou que não pôde votar em 2018.

Em 02/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Mariana Greif/REUTERS

Seis pesquisas de intenção de voto divulgadas no sábado mostraram que Lula tem alguma chance de liquidar a disputa neste domingo.

Líder das pesquisas de intenção de voto e com chance de vencer a eleição presidencial no primeiro turno deste domingo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou nesta manhã (02), em uma escola de São Bernardo do Campo (SP) numa eleição que descreveu como a mais importante de sua vida, e lembrou que não pôde votar em 2018 porque estava preso.

“É um dia mais do que importante para mim, não poderia deixar de dizer que quatro anos atrás eu não pude votar porque tinha sido vítima de uma mentira nesse país”, disse Lula a jornalistas após registrar seu voto.

“Eu estava detido na PF exatamente no dia da eleição. Quatro anos depois estou aqui votando com o reconhecimento da minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser presidente da República do país para tentar fazer o país voltar à normalidade”, acrescentou.

Lula passou 580 dias preso condenado por corrupção no âmbito da operação Lava Jato, mas agora não deve nada à Justiça, uma vez que suas condenações foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Seis pesquisas de intenção de voto divulgadas no sábado mostraram que Lula tem alguma chance de liquidar a disputa neste domingo. Entre elas, o Ipec registrou Lula com 51% dos votos válidos –que excluem os brancos e nulos, e também os indecisos da pesquisa– e o Datafolha colocou o petista com 50%. Para vencer na primeira rodada de votação, um candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos. Em ambas as pesquisas a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Os dois levantamentos colocam o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em segundo lugar, com 37% no Ipec e 36% no Datafolha. (Reuters -https://istoe.com.br/author/reuters/)

Leia também:

Eleições: Três estados brasileiros pode influir no futuro do País
Eleições: saiba para quem o voto é obrigatório e facultativo
Eleições: confira prazos previstos pelo TSE até o 1º turno
Bolsonaro diz que não houve atraso na vacinação da Covid
Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira
Tebet e Soraya se destacam em debate; Kelmon "vergonhoso"
TSE identifica R$605 mi em transações suspeitas de campanhas
TSE: Mais de 440 candidatos declararam ter alguma deficiência
Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor termina na quinta
País terá superavit na previdência e INSS sem filas, diz Lula
STF confirma suspensão do piso da enfermagem com 7 votos

TAGS:
ELEITORES | LULA | BOLSONARO | HADDAD | SUDESTE | VOTO