POLÍTICA CAPIXABA

Eleitores listam desafios do próximo governador do ES

Eleitores da Região Metropolitana da Grande Vitória, citam serviços médicos.

Em 05/10/2014 Referência JCC

Políticas públicas para reduzir a participação de menores na criminalidade e para acabar com as longas filas para as consultas de especialidades médicas estão entre as ações prioritárias do próximo governador eleito no Espírito Santo, de acordo com eleitores da Região Metropolitana da Grande Vitória.

O envolvimento em práticas criminosas cada vez mais precoces é um tema recorrente entre a população e o Poder Público, no Espírito Santo. A divergência está nas soluções apresentadas. A técnica em enfermagem, Lucinete de Jesus, acredita que faltam medidas de controle para garantir a presença na escola e ocupação útil para os adolescentes, mesmo após o horário escolar. Lucinete conta que o tempo que os jovens transitam livres pela rua é um dos fatores que facilitam a entrada no crime.

"Acho que tem que fazer mais coisas pelos menores, porque mesmo os que frequentam a escola pela manhã já retornam para casa ao meio-dia. O pai e a mãe que trabalham só voltam para casa à noite. Não tem nada para os jovens fazerem lá, nem um lugar pra jogar bola. Então eles ficam na rua mesmo e muitos se envolvem com as coisas erradas. Tem muita criança jogada na rua", desabafou a moradora.

Além das vias próximas ao centro de Vitória, as cenas de violência envolvendo menores de idade também são frequentes nos terminais rodoviários do Sistema Transcol. A série de crimes levou a Polícia Militar do Espírito Santo a reforçar a segurança nas linhas de ônibus, mas o comerciante, Breno Aguiar, que trabalha no Terminal Laranjeiras, diz que a medida ainda é insuficiente para inibir a ação dos menores no local.

"Menores que não estudam é o que a gente mais vê aqui. Principalmente aqui no terminal. Rodeando, usando entorpecentes dentro do terminal. O policiamento começou a agir no terminal, há duas semanas, e está inibindo a ação deles. Mas ainda há o tráfico de drogas, aqui dentro do terminal", disse.

Além do reforço do policiamento nos terminais, anunciado na última terça-feira (30), o secretário de de Segurança Pública do estado, André Garcia, defende mudanças na legislação brasileira. Junto com mais três secretários da Região Sudeste, Garcia apresentou, em junho, ao Congresso Nacional, uma proposta de aumento da pena para menores, de três para oito anos de internação, no caso de condenação por crimes hediondos.

As queixas com relação à espera por consultas de médicos especialistas também são frequentes entre os eleitores. Maria José dos Santos, de 54 anos, espera há oito meses por uma consulta de retorno ao ortopedista. “Estou esperando oito meses por um ortopedista. Tem que colocar mais especialistas. Eu fiz o exame e estou aguardando oito meses só para mostrar. A gente tem que esperar e orar à Deus que não piore."

A aposentada Maria Teresa Boni, de 71 anos, procura deixar uma reserva em dinheiro para pagar pelo atendimento e não enfrentar a fila das consultas por especialidades. "A gente, que é da classe menor, precisa do SUS [Sistema Único de Saúde]. Você vai ao posto de saúde e eles mandam você esperar até por ano para um especialista."

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, no ano passado, o governo do Espírito Santo realizou um concurso público para preencher 2.121 vagas. As oportunidades foram para médicos de 50 especialidades.

Por Dylan Araújo - de Vitória/ES