CULTURA

Em 8 dias, Festa de São Pedro reuniu 16 mil pessoas na Serra

Essa tradição é originada do Ciclo Folclórico da Cortada do Mastro que consiste em três etapas.

Em 04/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Durante os oito dias, os fiéis puderam aproveitar uma programação variada com missas, procissão, shows com bandas locais e nacionais, atividades esportivas e muita fé. 

Mais um ano de renovação de fé e devoção na Serra. A Festa de São Pedro, um dos padroeiros na cidade, fechou as festividades no último domingo (03) e como manda a tradição o encerramento foi marcado com a subida do navio ao som das bandas de congo e a fincada do mastro com show pirotécnico no pátio da paróquia. Cerca de 16 mil fiéis prestigiaram a festa durante todos os dias.

A prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou mais uma festa de sucesso do padroeiro dos pescadores. Durante os oito dias, os fiéis puderam aproveitar uma programação variada com missas, procissão, shows com bandas locais e nacionais, atividades esportivas e muita fé. 

O litoral de Jacaraípe foi cenário da puxada e fincada do mastro. Essa tradição é originada do Ciclo Folclórico da Cortada do Mastro que consiste em três etapas. O primeiro ciclo é representado pela corte e preparação da madeira. Um tronco originalmente encontrado em brejos, da madeira guanandi, que simboliza o mastro do navio.

O segundo ciclo é quando, depois de escondida e preparada é colocada no navio e no dia que antecede a fincada do mastro, desce para um ponto da cidade onde após celebrado, aguarda até que possa retornar. 

O terceiro e mais esperado ciclo é a subida do mastro. Uma grande festa que arrasta uma multidão de devotos ao som de bandas de congo, fogos e muita oração. Após a chegada, representando o balanço do mar, o mastro é levado até a igreja em honra ao padroeiro para que então em seguida possa ser fincado. 

Marcado por um show pirotécnico, a volta da festa de São Pedro emocionou quem esteve presente. O momento que simboliza parte da história do município, tanto cultural quanto religiosa, após dois anos de pandemia proporcionou aos fiéis a novamente sensação de pertencimento, esperança e fé em comunidade.  

Leia também:

Sarau da Barão comemora 7 anos de muita poesia e cultura
94ª edição da Festa de São Pedro a partir do dia 1º, em Vitória
Serra: Festa de São Pedro com programação até 03 de julho
Abertura do 29º Festival de Cinema de Vitória terá show musical
“Tudo que se Move ou Parece que se Move” no Fecsta 2022
Casa Porto abre inscrições para as oficina de desenhos
Estudantes de Vitória são finalistas em festival de música
Crianças assinam seus desenhos em grafite, no sábado (04)
Festa de Caboclo Bernardo vai movimentar Vila de Regência
Vitória abre agendamento com 3.370 vagas para vacinação
Vila Velha inicia vacinação da dose de reforço em adolescentes

TAGS:
SERRA | FOLCLORE | SÃO PEDRO | FESTA | CULTURA | TRADIÇÃO