ESPORTE NACIONAL

Em clássico com VAR decisivo, São Paulo e Palmeiras empatam

Árbitro de vídeo roubou os holofotes do clássico São Paulo x Palmeiras deste sábado (31).

Em 01/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Marcello Zambrana/Agif/Gazeta Press

Arbitragem de vídeo anula gol e pênalti de são-paulinos, que ficam no 0 a 0 com rival em clássico no Morumbi pela 14ª rodada do Brasileirão.

O árbitro de vídeo roubou os holofotes do clássico entre São Paulo e Palmeiras deste sábado (31) , prévia das quartas de final da Copa Libertadores. Em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbi, o time tricolor teve um pênalti e um gol anulado pelo VAR. E saiu de campo precisando se conformar com o empate sem gols com o rival no confronto realizado em seu estádio.

Com o resultado, a equipe comandada por Hernán Crespo deixou a zona de rebaixamento, indo a 12 pontos, mas não se distanciou da área de risco da tabela como planejava. O time palmeirense, por sua vez, chegou aos 32 pontos e seguirá isolado na liderança da competição neste final de semana, independentemente de outros resultados desta rodada.

Agora, o São Paulo volta o foco para o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, quarta-feira, contra o Vasco, em São Januário. Já o Palmeiras terá mais uma semana livre para trabalhar antes da próxima rodada do Brasileirão, na qual terá pela frente o Fortaleza, no sábado que vem, no Allianz Parque.

O clássico 

O São Paulo foi superior no primeiro tempo do duelo deste sábado. Desde os primeiros minutos o time comandado por Hernán Crespo buscou agredir o rival e não demorou muito para assustar pela primeira vez em chute cruzado de Rigoni da entrada da área. Depois, Rodrigo Nestor tentou aproveitar o fato de Weverton ainda estar voltando para o gol após uma saída de bola ruim, mas o goleiro palmeirense conseguiu fazer a defesa.

O Palmeiras respondeu com Deyverson, que tentou encobrir Tiago Volpi após dominar a bola com o braço, mas a arbitragem não viu. Mais tarde foi a vez de Wesley exigir boa intervenção do goleiro são-paulino em chute de dentro da área.

A equipe comandada por Abel Ferreira até era competitiva, mas o São Paulo conseguia agredir com mais sucesso. Aos 24 minutos, Rigoni até balançou as redes após lançamento de Nestor, mas Luiz Flávio de Oliveira marcou impedimento.

Mas, a decisão mais polêmica da arbitragem aconteceu um pouco mais tarde. Aos 34 minutos, Felipe Melo foi traído pelo quique da bola, Marquinhos ficou com ela dominada dentro da área, mas acabou tocado por Gustavo Gómez e indo ao chão. Luiz Flávio de Oliveira marcou pênalti, mas, após minutos de revisão do VAR, a infração foi anulada.

Antes do intervalo, o time tricolor ainda teve a chance derradeira da primeira etapa com Reinaldo, que completou de cabeça o cruzamento no segundo pau, mas Weverton fez a defesa sem grandes problemas.

Segundo tempo

O segundo tempo foi mais equilibrado. O São Paulo tentou surpreender o Palmeiras logo nos primeiros minutos em chutes de Rigoni e Marquinhos, ambos interceptados pela defesa. O time palmeirense respondeu com Gustavo Scarpa, que arriscou de longe, mandando para fora.

Mas, aos 11 minutos, Hernán Crespo ganhou mais uma baixa. Marquinhos sentiu a parte posterior da coxa esquerda e teve de ser substituído por Rojas. Sem sua principal ameaça ofensiva, a equipe tricolor passou a sofrer mais para chegar ao gol do Palmeiras, mas Igor Gomes, de fora da área, ainda assim levou perigo à meta alviverde, batendo para fora ao buscar o ângulo.

Depois de longos minutos com as equipes protagonizando um duelo disputado entre as intermediárias, a arbitragem protagonizou nova polêmica. Em cruzamento de Reinaldo, Gustavo Gómez cabeceou contra o próprio gol, mandando a bola no fundo das redes. Porém, após revisão do VAR, o árbitro anulou o gol alegando participação - discutível - de Miranda no lance.

Assim, coube ao São Paulo se conformar com o empate sem gols após duas intervenções extremamente polêmicas do VAR na partida que serviu como prévia das quartas de final da Copa Libertadores.

Ficha técnica

SÃO PAULO 0 X 0 PALMEIRAS
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo.
Data: 31 de julho de 2021, sábado.
Horário: 19h (de Brasília).
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP).
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP).
VAR: Pericles Bassols (SP).
Cartões amarelos: Rodrigo Nestor e Miranda (São Paulo); Breno Lopes, Felipe Melo e Danilo (Palmeiras).
Cartão vermelho: Rigoni (São Paulo).

SÃO PAULO
Tiago Volpi; Igor Vinícius, Miranda, Léo e Reinaldo; Nestor (Talles), Liziero, Igor Gomes e Gabriel Sara; Rigoni e Marquinhos (Rojas). Técnico: Hernán Crespo.

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Renan; Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael; Raphael Veiga (Victor Luis), Gustavo Scarpa (Gabriel Veron) e Wesley (Breno Lopes); Deyverson (Willian). Técnico: Abel Ferreira. (Gazeta Esportiva)

Leia também:

Juventus aceita pagar valor pedido pelo Santos para ter Kaio Jorge
Botafogo e Vasco disputam super clássico carioca na Série B
Justiça manda que Fla e Federação Paulista assumam a CBF
Massacre no Maracanã: Flamengo goleia São Paulo por 5 x 1
Virada de mesa poderá salvar Vasco, Cruzeiro e Botafogo
Flamengo goleia Bahia por 5 a 0 e chega ao G6 do Brasileirão
Flamengo anuncia contratação do técnico Renato Gaúcho
Flamengo demite Ceni por maus resultados e ambiente tóxico
André marca e garante vitória do Fluminense sobre Flamengo
Piloto Capixaba acelera na 3ª etapa da Império Endurance Brasil
Definidos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil
Sorteio definirá confrontos das oitavas da Copa do Brasil
> Palmeiras perde para o CRB e está fora da Copa do Brasil
São Paulo leva susto, mas faz 9 x 1 e avança na Copa do Brasil
Com gol de Pedro, Flamengo bate o Palmeiras no Maracanã
São Paulo e Fluminense não saem do 0 a 0 pelo Brasileirão
Brasileirão começa com limite de troca de técnico e VAR ágil
São Paulo vence o Palmeiras por 2 a 0 e é campeão paulista
Flamengo vence e mantém hegemonia no Campeonato Carioca
Leclerc bate, mas coloca seu Ferrari na pole do GP de Mônaco
F1 tira Turquia do calendário e fará 2 corridas na Áustria
Eurocopa: Müller e Hummels voltam à seleção da Alemanha
River vence Santa Fe sem reservas e com goleiro improvisado
Red Bull vacila e entrega vitória a Lewis Hamilton na Espanha
Hamilton vence o GP de Portugal de F1 e mantém a liderança
Verstappen celebra vitória desafiadora, mas evita empolgação
Fora da F1, Brasil tem desafios na base do automobilismo

TAGS
VAR | GOLEADA | BRASILEIRÃO | VAR | LIBERTADORES | SULAMERICANA | TÓQUIO 2020 | SUPERLIGA | UEFA