EDUCAÇÃO

Em isolamento, déficit da natureza de alunos é ainda maior

Com o cenário de isolamento social, o déficit da natureza entre os alunos é ainda maior.

Em 05/06/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/ onexão Planeta

Neste Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, uma constatação inevitável: crianças em quarentena, com escolas, praias e parques proibidos, e estudos e brincadeiras diversas on-line vivenciam ainda mais a tecnologia e menos a natureza.

Estudos apontam que o contato com a natureza traz uma série de benefícios para o desenvolvimento das crianças. Contudo, neste Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho em meio a uma pandemia e, no Brasil, em um cenário de isolamento social, uma constatação é inevitável. Com parques, escolas e praias proibidos, e estudos e brincadeiras on-line diariamente, o déficit da natureza entre os alunos é ainda maior.

Tal preocupação já é levantada no Centro Educacional Leonardo da Vinci, que tem dentro da sua proposta pedagógica e espaço físico o contato direto com a natureza, visando à formação de cidadãos que valorizem e preservem o meio ambiente. De acordo com o diretor pedagógico, Mário Broetto, esse será outro ponto de alerta no retorno às aulas presenciais.

“O contato maior com a tecnologia por conta dos estudos e até das brincadeiras on-line e as restrições de circulação por áreas verdes, apesar de inevitáveis neste momento, podem estar aumentando o nível de estresse dos alunos”, explica.

A expectativa da instituição, que fica aos pés do Morro do Itapenambi, em Santa Lúcia, Vitória, é, no retorno às aulas presenciais, na medida do possível e com todos os cuidados necessários, novamente lançar mão da sua Estação Biológica, formada por aquário, orquidário, herbanário, lago das tartarugas, viveiro de pássaros, jardim vertical, árvores, plantas, flores e borboletário, e contribuir para a redução do déficit da natureza entre seus alunos.

“Nosso planejamento anual previa uma série de ações em cada ambiente desse, envolvendo todas as faixas etárias que a escola atende. Acreditamos que esses espaços serão muito úteis para a readaptação das crianças às aulas presenciais, reduzindo as possíveis ansiedades e contribuindo para a continuidade do desenvolvimento saudável delas”, conclui o diretor. (Por Denise Klein - Tríade Comunicação)