RELIGIÃO

Em missa, Papa critica quem fala, mas não ajuda necessitados

Líder católico celebrou missa na Basílica de São Pedro para cardeais e bispos que morreram

Em 03/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: ANSA/Ansa - Brasil

Após a celebração, o Papa fez outro rito tradicional e foi ao cemitério Campo Santo Teutonico, no Vaticano, para um momento de oração pelos mortos

O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (2), dia de Finados, que é preciso ajudar os necessitados e os migrantes e não tentar "atenuar" o Evangelho na vida. Como ocorre tradicionalmente, o líder católico celebrou a missa na Basílica de São Pedro para cardeais e bispos que morreram no último ano. 

"Estejamos bem atentos para não adoçar o sabor do Evangelho porque muitas vezes, por conveniência ou por comodidade, tendemos atenuar a mensagem de Jesus, para diluir as suas palavras", afirmou.

"Convenhamos, nos tornamos muito bons em fazer compromissos com o Evangelho: dar de comer aos famintos sim, mas a questão da fome é complexa e não posso resolver sozinho. Ajudar os pobres sim, mas depois as injustiças devem ser enfrentadas de um certo modo e então é melhor esperar. Acolher os migrantes sim, mas é uma questão geral complicada, tem a ver com a política, eu não me misturo com essas coisas... sempre comprometidos", ironizou.

"E assim, com vários 'mas', fazemos da vida um compromisso com o Evangelho e de simples discípulos do mestre, nos tornamos mestres de complexidades, que argumentam muito e fazem pouco, que buscam respostas mais diante do computador do que na frente do crucifixo, com a internet, ao invés de olharmos nos olhos dos irmãos e irmãs", disse o Papa Francisco. 

"Cristãos que comentam, debatem e expõem teorias, mas não conhecem um pobre pelo nome, não visitam um doente há meses, não matam a fome ou vestem ninguém, que nunca buscaram uma amizade com um necessitado", criticou ainda.

Após a celebração, o Papa fez outro rito tradicional e foi ao cemitério Campo Santo Teutonico, no Vaticano, para um momento de oração pelos mortos. (Ansa)

Leia também:

Vem aí a festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Papa pede 'nova economia' inclusiva e que não 'deprede'
Extremismos ameaçam bem-estar dos povos, diz Papa
Shows gospel em Nova Santa Cruz e Cruzeiro no sábado (03)
Papa abre Porta Santa em L’Aquila e defende Igreja livre
Vila Velha decreta luto pela morte de Dom Luiz Mancilha
Dom Luiz Mancilha Vilela morre aos 80 anos, por doenças renais
1ª Edição do Jesus Vida Verão leva uma multidão para Viana
Papa Francisco pede desculpas por adiar viagem à África
Cariacica: Fernanda Brum se apresenta no Jesus Vida Verão

TAGS: 
PAPA FRANCISCO | DIA DE FINADOS | MISSA | BISPOS | NECESSITADOS