CENÁRIO EMPREENDEDOR

Em tempo de crise, mantenha-se otimista.

Enquanto o pessimista diz: ?não consigo?, o otimista diz: ?é difícil, mas é possível?.

Em 22/04/2016 Referência JCC

O otimismo transforma o modo de agir, atitude, comportamento, muda a vida e o destino das pessoas, especialmente, aquelas negativas, que só enxergam as dificuldades e crises que, de fato, existem.

É verdade que a (longa) turbulência vivida pelo Brasil e pelo povo brasileiro seria motivo suficiente para alimentar tanto negativismo?

Está estampado em todos os lugares que o ano de 2015 será de muitas crises e dificuldades para a economia e para grande parte dos negócios. Consequentemente, será difícil também para as pessoas. Vamos desistir por isso? Nunca!

Sobre este assunto, quero compartilhar uma pequena história vivida por um senhor que se dizia incapaz, desprovido de tudo, inclusive financeiramente, sentia dores, não tinha familiares, precisava de ajuda para viver, etc. e tal.

Certo dia, caminhando apoiado em uma bengalinha, o senhor encontrou-se com um amigo que lhe perguntou entusiasmado: Como vai? O dia está lindo e, por isso, você resolver fazer uma caminhada, não é mesmo? O senhor lhe respondeu: Nada disso. Está tudo muito difícil, sem dinheiro, praticamente não consigo andar sozinho, sinto dores e preciso de ajuda. Percebendo certo drama, o amigo demonstrou solidariedade e otimismo, se propôs a acompanha-lo, encorajá-lo a caminhar mais vezes, motivá-lo a acreditar na sua capacidade, dedicando boa dose de esforços em seu próprio benefício.

Adiante, o amigo percebeu que um cão corria na direção deles e gritou: Corre que o cachorro vai nos atacar! E saiu correndo, deixando o senhor sozinho. Ao encontrar um abrigo e, olhando para traz, percebeu que o senhor também havia corrido, conseguindo se livrar do temido animal. São ensinamentos!

Na vida ou nos negócios, as pessoas preservam o hábito de questionar, reclamar e desistir facilmente. Porém, essas mesmas pessoas conseguem raciocinar rapidamente, encontram motivos e forças, e se transformam diante das adversidades.

Quando o ser humano acredita no seu potencial criativo, nas oportunidades, planeja com inteligência e coloca em prática seus projetos, trabalha com o propósito de ser útil, servir antes de pensar o quanto ganhará, financeiramente, por agir assim, tudo muda para melhor.

Enquanto o pessimista diz: “não consigo”, o otimista diz: “é difícil, mas é possível”.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestraqnte. 

www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.