CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Em três anos, pontos de internet gratuita vão dobrar emVitória

A meta é chegar a 500 pontos em toda a cidade, incluindo escolas.

Em 25/05/2018 Referência JCC, Alexandre Lemos - Secom/PMV

Em apenas três anos, a Prefeitura de Vitória vai dobrar a quantidade de pontos de sinal de internet gratuita na cidade. Esse é mais um dos objetivos do Plano de Metas 2018-2020, que reúne 58 ações estratégicas de planejamento para o futuro da cidade, norteando os trabalhos da administração municipal e buscando resultados mais rápidos. A meta é chegar a 500 pontos em toda a cidade, incluindo escolas, unidades de saúde, prédios públicos, parques e praças.

Hoje, moradores e turistas têm sinal de internet gratuita em 220 pontos. Isso é possível por meio da rede wi-fi Vitória Online, que, no último mês, ultrapassou a marca de 100 mil usuários. Atualmente, são exatos 147.328 inscritos. A média é de 18 mil conexões diárias diferentes.

Devido a essa capacidade de acesso à internet, o morador consegue realizar diversas ações a partir do Vitória Online, como a matrícula escolar do seu filho, o agendamento online de consultas médicas, abrir chamado de reclamação pelo Fala Vitória 156 e também pedido de orientações ao Procon, entre diversos outros pedidos.

Inclusão

O assessor especial de Administração e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), Márcio Passos, explicou que o principal benefício que o Vitória Online traz é a inclusão digital. "O Plano de Metas vai possibilitar que alcancemos resultados ainda mais rápido. Percebemos que estamos no caminho certo, o de dar a possibilidade que as pessoas estejam cada vez mais conectadas e, assim, facilitar a vida dos cidadãos de Vitória. Vamos trabalhar cada vez mais por uma cidade inteligente", disse.

Como funciona

A conexão à rede sem fio pode ser feita por computadores de mesa, notebook, telefone ou qualquer equipamento que tenha conexão do tipo wi-fi. O usuário, ao abrir o dispositivo, deverá localizar a rede VitoriaOnline. Basta fazer um cadastro para entrar no sistema. Ao abrir o navegador, o internauta será direcionado para a página contendo o Termo de Permissão de Uso, que garantirá o acesso livre à internet.

Plano de Metas

A Prefeitura de Vitória constituiu em seu método de trabalho o "Plano de Metas 2018-2020". Válido por três anos, ele tem como objetivos ampliar a capacidade da administração municipal em executar Programas Estruturantes e Projetos Prioritários e entregar, de forma mais rápida, resultados à sociedade.

Foto: Leonardo Silveira