POLICIA

Em um dia, governo recebe 50 mil denúncias de atos golpistas

As informações recebidas serão repassadas às autoridades competentes, como a PF.

Em 11/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao anunciar o e-mail, na segunda-feira (9), o ministro da Justiça Flávio Dino disse que a ferramenta serve para que a sociedade colabore com a identificação dos envolvidos.

O canal de denúncias criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) sobre informações referentes aos atos terroristas do dia 8 de janeiro recebeu mais de 50 mil mensagens com links de páginas de redes sociais, vídeos e outras informações.

Ao anunciar o e-mail denuncia@mj.gov.br, na segunda-feira (9), o ministro da Justiça Flávio Dino disse que a ferramenta serve para que a sociedade colabore com a identificação dos envolvidos.

“Esse e-mail visa a que a sociedade colabore. Há uma equipe fazendo a triagem para que a responsabilidade penal vá além daqueles que estiveram presencialmente aqui na Esplanada, ou seja, nós queremos chegar até aos financiadores, aos organizadores”, disse.

Segundo o ministério, os dados dos denunciantes e as informações repassadas serão mantidas sob sigilo. Também não haverá a divulgação do quantitativo de mensagens enviadas por estado. As denúncias são analisadas pela Secretaria Nacional de Acesso à Justiça.

As informações recebidas serão repassadas às autoridades competentes, como a Polícia Federal, responsável por iniciar a investigação, e, segundo o ministério, os participantes responderão criminalmente.

Geolocalização

Além do ministério, a Advocacia-Geral da União (AGU) também trabalha para identificar os participantes dos atos. Ontem (10), a AGU pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que garanta o armazenamento de dados de geolocalização das pessoas que estiveram nas imediações da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Os dados devem ser armazenados por 90 dias pelas operadoras de telefonia celular, com informações extraídas dos sistemas de geolocalização dos celulares e também das triangulações de rádio das antenas próximas.

No caso das redes sociais e aplicativos de mensagem, devem ser preservados os endereços de IP que identificam os acessos às plataformas, com local e hora. São mencionadas na petição Facebook, Instagram, Telegram, Whatsapp, Youtube, Google e Tik Tok, entre outras.

Segundo o pedido, devem ser coletados e guardados separadamente os dados referentes ao período entre as 13h e as 21h, especificou a AGU. As informações não devem ser encaminhadas ao órgão, mas somente armazenadas para eventual acesso por ordem judicial (Por Luciano Nascimento – da Agência Brasil

Leia também:

Fórum Nacional de Governadores repudia invasão de terroristas
Sequência omissões de Ibaneis Rocha resultou na invasão
Presidente Lula decreta intervenção no Distrito Federal
Os pobres estarão no orçamento público, diz Simone Tebet
Bolsa de estudo para pesquisa é prioridades, diz ministra
Ministro Alexandre Padilha defende democracia e diálogo
Ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL), pede desfiliação do partido
Teremos um ministério da paz e da justiça, diz Flávio Dino
Fernando Haddad toma posse como ministro da Fazenda
Em discurso no Congresso, Lula prioriza defesa à democracia
Lula encara um terceiro mandato repleto de desafios

TAGS:
DENUNCIA | ANTIDEMOCRÁTICO | CRIME | ATAQUE | GEOLOCALIZAÇÃO