CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Embaixador da Índia visita Centro de Lançamento de Alcântara.

Autoridade conheceu as instalações e operações da organização militar da Força Aérea Brasileira no Maranhão.

Em 26/03/2015 Referência JCC

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, recebeu a visita do Embaixador da Índia no Brasil, Sanil Kumar Lal. Acompanhado do Secretário Adjunto de Comércio e Serviço, Pierre Batista Moraes Januário, ele conheceu as instalações da organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais.

Kumar Lal foi recepcionado nesta quarta (24), pelo coronel aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, diretor do Centro, que fez uma apresentação institucional do CLA elencando o contexto e panorama da atividade espacial no mundo, o histórico da atividade no Brasil, organização sistêmica das instituições ligadas ao setor, os meios operacionais hoje disponíveis em Alcântara, os avanços implementados desde 2011 e as principais operações de lançamentos realizadas pelo Centro.

O Embaixador visitou o Centro de Controle, onde todas as operações são coordenadas, e conheceu o Setor de Preparação e Lançamento (SPL). No local, passou pelas instalações operacionais a exemplo do Prédio de Preparação de Propulsores, local onde estão em exibição mock-ups em tamanho real do foguete suborbital VSB-30 e dos foguetes de treinamento FTB e FTI.

Ainda no SPL, Kumar Lal conheceu o Centro de Controle Avançado, conhecido como Casamata. A instalação é uma espécie de bunker que abriga o pessoal que trabalha diretamente com o transporte, a integração dos veículos junto às plataformas de lançamentos e também que atuam na segurança de superfície.

O último local visitado foi a plataforma de lançamento do foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélite (VLS), a Torre Móvel de Integração (TMI).

A visita ao CLA encerra a agenda de atividades do embaixador indiano no Maranhão visando a estreitar os laços econômicos e comerciais do estado com o país asiático. Em visita desde o último dia 22, o diplomata esteve no município de Imperatriz reunido com lideranças políticas e empresariais da região e na capital São Luís no Seminário Índia-Brasil, realizado segunda-feira (23) na sede da Associação Comercial do Maranhão.

Fontes: Agência Espacial Brasileira /Centro de Lançamento de Alcântara