CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Empresa capixaba participa da maior feira de Defesa e Segurança da América Latina.

No Rio de Janeiro (RJ), cerca de 40 mil pessoas e 150 delegações de 71 países participam da LAAD Defence & Security 2015.

Em 16/04/2015 Referência JCC

A Geocontrol, empresa capixaba de tecnologia que fornece soluções para áreas como defesa, segurança pública e mobilidade urbana, está no Rio de Janeiro (RJ) participando da LAAD Defence & Security 2015 – Feira Internacional de Defesa e Segurança. O evento acontece até esta sexta-feira, dia 17 de abril, reunindo cerca de 40 mil pessoas e 150 delegações de 71 países.

O Ministério da Defesa do Brasil, a Marinha, o Exército e a Força Aérea Brasileira estão entre os cerca de 700 expositores que apresentarão novas tecnologias, equipamentos e serviços, além de blindados, embarcações, mostra de armamentos, sistemas eletrônicos, fardamentos e sistemas não tripulados.

A participação da Geocontrol acontece através do grupo Thales, da Holanda, com quem firmou um acordo de transferência tecnológica no final de 2014. Através da qualificação como Key Industrial Partner (KIP), a Geocontrol viabilizou a nacionalização da plataforma SOTAS, em exposição na LAAD, que é um sistema que atua como intercomunicador e integrador de comunicações de veículos blindados, proporcionando serviços de voz e dados de alta qualidade, já em utilização nos blindados do Exército Brasileiro (EB).

“A LAAD 2015 é um sucesso e está maior que a última edição, realizada em 2013, mesmo em meio a crise econômica enfrentada pelo Brasil. Além de apresentar o primeiro SOTAS fabricado pela Geocontrol, está em exposição o Computador Portátil Militar (CPM), um notebook militar desenvolvido para o EB. É uma oportunidade de buscar atualização e fazer contato com outras empresas e grupos em busca de parcerias e novos negócios”, explica o consultor de Projetos Militares, Hudson Marques Junior.

O setor
 
A abertura do evento, na última terça-feira, dia 14 de abril, contou com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner. Na ocasião, ele lembrou que apesar do Brasil ser um país de tradição pacífica, existe a necessidade da manutenção de uma estratégia eficiente e permanente para defender os interesses nacionais.

Wagner destacou a política do Governo Federal de investir no setor de defesa, modernizando as Forças Armadas e incentivando o segmento. Entre 2003 e 2014, os recursos do Ministério da Defesa para custeio e investimento passaram de R$ 3,7 bilhões para R$ 19,6 bilhões ao ano. Na América Latina, o Brasil responde por 41% dos investimentos em defesa. “Essa tecnologia chega ao Brasil por meio da indústria de defesa e qualifica pessoas, prepara quadros de nível elevado e desenvolve o saber nacional. Inevitavelmente, isso será transferido também para a indústria como um todo. É assim em outros países e será assim também no Brasil”, destacou o ministro.

Sobre a Geocontrol

Sediada em Vitória, a Geocontrol está há 16 anos no mercado e se especializou na criação, desenvolvimento e produção de tecnologias para as áreas de Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Gestão Compartilhada de Cidades, Controle de Frota e Defesa Nacional. Entre seus casos de sucesso está o desenvolvimento e o fornecimento do Computador Tático Militar (CTM), que compõe a arquitetura computacional dos blindados Guarani, veículo mais moderno do Exércio Brasileiro (EB). Esse contrato possibilitou a Geocontrol ser qualificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED), grupo formado por 48 empresas que estão habilitadas a serem fornecedoras prioritárias das Forças Armadas. Também está qualificada com o título Key Industrial Partner (KIP) da Thales Holanda, que concede o direito de produzir o intercomunicador/integrador de comunicações Sotas.

Outro projeto bem sucedido é o TIDE - Teleatendimento Integrado de Demandas Emergenciais, resultado de um Termo de Cooperação Técnica entre a Geocontrol e a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SESEG-RJ), que integra aplicativos e tecnologias destinadas a dar suporte ao atendimento oferecido pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

A Geocontrol também está presente nos Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, fornecendo equipamentos para serviços de atendimento de emergência, sobretudo Policiais Militares, tendo equipado mais de 3 mil viaturas de projetos inovadores de tecnologia.
 
Fonte: Geocontrol