CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Empresa cria próteses inspiradas em personagens da Disney.

Próteses terão baixo custo e versões inspiradas em personagens do cinema.

Em 14/10/2015 Referência JCC

A startup britânica Open Bionics e o programa de aceleração de empresas da Disney se uniram para criar próteses para crianças inspiradas em personagens dos filmes Star Wars, Homem de Ferro e Frozen.

Impressas em 3D, as próteses têm formatos parecidos com as mãos de Tony Stark e Elsa. A versão baseada em Star Wars parece robótica e emite sons dos sabres de luz, as armas dos cavaleiros jedi.

“Em vez de ir para a fisioterapia, as crianças podem pensar que vão para um treinamento jedi”, informou a Open Bionics ao TechCrunch.

A ideia das empresas é estimular as crianças a se dedicarem mais às sessões de fisioterapia. A edição do Homem de Ferro tem luzes LED que mostram a força aplicada pela criança em um display. 

Há também recursos que tornam as próteses, de certa forma, brinquedos. A versão de Star Wars, por exemplo, pode assumir as cores azul, verde e vermelha, como os sabres de luz de Obi-Wan Kenobi, Luke Skywalker e Darth Vader, e também emitem sons.

“Já recebemos diversos pedidos de pessoas que não são crianças”, disse ao Independent Joel Gibbard, o engenheiro da Open Bionics que passou os últimos três meses trabalhando no projeto. 

Prótese da Open Bionics

As mãos artificiais ainda têm movimentação limitada. Enquanto é possível pegar objetos em uma mesa, não dá para amarrar os tênis, por exemplo. Mais testes serão realizados em breve para verificar as limitações e capacidades das próteses.

A Open Bionics recebeu investimentos que totalizam 120 mil dólares para continuar com o desenvolvimento de novos modelos de suas próteses 3D controladas por impulsos musculares.

Para oferecer as próteses com baixo custo, a Disney não cobrará royalties da Open Bionics pela inspiração em seus personagens.

Efeito Social

Na visão da empresa, usar mãos artificiais baseadas em personagens cinematográficos ajuda as crianças na aceitação social, transformando perguntas como "como você perdeu a mão?” em “como você conseguiu essa mão?”.

Como lembra o The Verge, esse impacto foi visto quando o ator Robert Downey Jr., que interpreta o Homem de Ferro nos filmes, entregou uma prótese baseada em sua armadura a uma criança de 7 anos.

Os produtos chegarão ao mercado até o final de 2016 com preços entre 500 e mil dólares. Próteses semelhantes saem por mais de 3.000 dólares atualmente.

Fonte: EXAME