CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Empresa lança processador para smartphone com dez núcleos.

Processador é o primeiro a usar dez núcleos para smartphones.

Em 12/05/2015 Referência JCC

A MediaTek anunciou hoje o lançamento do processador para smartphones Helio X20. Ele tem como principal destaque ser o primeiro deca-core, ou seja, o primeiro a ter dez núcleos de processamento em um smartphone.

De acordo com a empresa, isso não significa somente maior poder de processamento. O Helio X20 deve trazer para smartphones, diz a MediaTek, uma inteligência maior no gasto de bateria.

A comparação feita pela empresa é que os dois núcleos adicionais serão comparáveis a duas novas marchas em um carro. Não trazem mais potência, mas maior eficiência energética. A informação oficial é que o novo processador gasta 30% menos energia.

Outra novidade que vem com o Helio X20 é a separação dos núcleos de processamento em três grupos – e não dois, como é comum. O primeiro, e mais potente, traz dois núcleos rodando a 2,5 GHz para tarefas que exigem maior capacidade de processamento.

Os outros dois grupos contam com quatro núcleos cada um – totalizando dez. Um vem com quatro núcleos de 2,0 GHz e outro com núcleos de 1,4 GHz. Todos são ARM Cortex.

O Helio X20 chega como evolução do Helio X10, que conta com oito núcleos de processamento e chegou a smartphones em março deste ano.

A previsão da MediaTek é que os novos processadores deca-core apareçam em smartphones até o final deste ano. O uso do Helio X20, é claro, depende de que fabricantes de smartphones escolham por usá-lo em seus aparelhos.

Fonte: Exame