CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Empresas são selecionadas para participar do projeto Sirus.

Foram aprovadas 13 empresas que receberão financiamento da Fapesp e a Finep.

Em 15/07/2015 Referência JCC

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) anunciaram o resultado da seleção pública para o desenvolvimento do novo anel acelerador Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O objetivo da chamada de propostas é apoiar o desenvolvimento, por empresas paulistas, de produtos, processos e serviços inovadores para o projeto Sirius. O prédio que abrigará o acelerador está sendo construído em Campinas (SP).

Foram selecionadas 13 pequenas empresa de São Paulo, que vão iniciar pesquisas para atender a desafios científicos e tecnológicos especificados pela equipe de projeto do Sirius. Essas empresas serão potenciais fornecedores de partes, peças e serviços que requerem tecnologia avançada em seu desenvolvimento.

A fonte de luz síncrotron, uma das primeiras consideradas de quarta geração, é composta por um acelerador síncrotron de 3 GeV e 0,24 nm radiano de emitância. Essa nova fonte terá brilho comparável ou melhor do que todas aquelas em construção ou recentemente construídas nas Américas, Europa e Ásia. A previsão é que permita ao Brasil se manter competitivo pelos próximos 20 anos.

O anel acelerador é usado para estudar a estrutura atômica das matérias e tem aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento, como nanobiologia, farmacologia, energia, microeletrônica, alimentos, materiais e paleontologia.

O apoio oferecido pela fundação de amparo e pela agência de fomento qualifica fornecedores, aumentando a capacidade tecnológica das empresas selecionadas. 

Os recursos alocados para financiamento no edital são da ordem de R$ 40 milhões, sendo 50% com recursos da Finep e 50% com recursos da Fapesp. O valor total solicitado para cada proposta poderá ser de até R$ 1,5 milhão.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação