ENAEX 2015 reúne empresários e governo em agosto no Rio de Janeiro.

Ministro do Desenvolvimento e presidente do BNDES confirmam presença no encontro.

Em 10/08/2015 Referência JCC

Rio de Janeiro – Luciano Coutinho, presidente do BNDES; Ernani Checcucci, subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal; e o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Mário Povia, junto com o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, são alguns dos nomes confirmados para participar do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2015). Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o evento acontece dias 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.

 

Com o tema “AEB 45 anos em prol da competitividade no comércio exterior”, o evento, o mais importante fórum de diálogo entre empresários e governo, mais uma vez reunirá representantes de toda a cadeia de negócios do comércio internacional para discutir as principais questões que envolvem o setor, com vistas a melhorar a competitividade dos produtos brasileiros.

 

Também participarão do encontro o presidente da Apex-Brasil, David Barioni; os secretários, Anamélia Soccal Seyffarth (CAMEX), Daniel Godinho (SECEX) e Marcelo Maia (MDIC/SCS); e a professora da FGV e presidente do CBTC, Vera Thorstensen, entre outros.

 

As inscrições, gratuitas, estão abertas no site www.enaex.com.br.

 

O ENAEX

Estão previstos workshops, painéis e discussões sobre os principais temas relacionados ao setor. Os inscritos também terão a oportunidade de participar de despachos executivos e reuniões, assim como visitar a área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.

Entre os expositores estarão MDIC, MRE, RFB, Firjan, Fiesp, Sebrae, CNI e CNC.

 

Os despachos executivos serão outro ponto forte do Enaex. Durante os dois dias do evento, técnicos do MDIC e da RFB estarão prestando esclarecimentos e tirando dúvidas, mediante agendamento prévio, sobre processos específicos de exportação e importação de mercadorias e serviços para as empresas interessadas.

 

Paralelamente ao evento, ocorrerá a reunião do Conselho de Comércio Exterior do MERCOSUL (MERCOEX), formado pelas coirmãs da AEB, no âmbito regional, Cámara de Exportadores de la República Argentina (CERA), Unión de Exportadores del Uruguay (UEU) e Centro de Importadores del Paraguay (CIP).

 

Em reconhecimento às empresas e instituições que se destacaram no comércio externo do Brasil no ano anterior, a AEB e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) concederão, durante o evento, o Prêmio Destaque de Comércio Exterior 2015, que está em sua 21ª edição.

 

Esta edição do ENAEX também marcará as comemorações dos 45 anos da AEB e incluirá atividades alusivas à data, entre elas o lançamento do livro com a história da AEB e da evolução do comércio exterior nos últimos 45 anos.

 

Serviço:

Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2015)

Data: 19 e 20 de agosto de 2015

Horário: 8h às 19h (19/8) e 8h às 17h (20/8)

Local: Centro de Convenções Sul América (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ)

Informações e inscrições: www.enaex.com.br/enaex2015

 

Sobre a AEB

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, que representa o segmento empresarial de exportação e importação de mercadorias e serviços, bem como as atividades correlatas e afins. Fundada em 20 de agosto de 1970, a AEB tem como principal objetivo atuar junto aos órgãos públicos e privados pela adoção de medidas que favoreçam a expansão competitiva e sustentável do comércio exterior. Também busca promover a aproximação de todos os elos da cadeia de negócios com fins de estudos técnicos, cooperação e defesa dos interesses e objetivos comuns, visando ao desenvolvimento econômico e social do país.

Por Laísa Rasseli/C2 Comunicação