EDUCAÇÃO

Encerrada formação de Atendimento Educacional Especializado

Ações formativas são fundamentais para o fortalecimento das práticas inclusivas.

Em 17/12/2019 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Sedu - Divulgação

As formações de Atendimento Educacional Especializado na Área da Deficiência Auditiva (CAEEDA) e na de Visual (DV) foram encerradas no último sábado (14). Os encontros foram promovidos pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), em parceria com a Assessoria de Educação Especial.

Os cursos, organizados em 180 horas cada e iniciados em maio deste ano, tiveram o propósito de aprimorar o atendimento educacional especializado nas áreas das deficiências auditivas e visual. Foram atendidos 267 profissionais da Educação, em seis polos de encontro presencial, situados no Norte (Polo Linhares - CAEEDA; Polo Nova Venécia - DV); no Sul (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS Cachoeiro do Itapemirim - CAEEDA) e na Região Metropolitana (CAS Vitória – CAEEDA; CAS Vila Velha – CAEEDA; CAP Vitória - DV).

O seminário de encerramento contou com uma programação especial. Houve partilha das produções e de sistematização dos temas abordados e também palestras, por meio de videoaulas, com os professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Mariângela Lima de Almeida e Douglas Christian Ferrari de Melo. Também participou a professora da Rede Estadual, Eliane Telles de Bruim Vieira.

Os colaboradores falaram sobre Currículo e Práticas Pedagógicas Inclusivas na Escola, Metodologia de Intervenção na Educação de Pessoas com Deficiência Visual e Metodologia de Intervenção na Educação de Surdos.

As ações formativas são fundamentais para o fortalecimento das práticas inclusivas nas escolas capixabas e fortalecem o compromisso da Sedu com a qualificação profissional e com os valores norteadores de todas as ações realizadas na Educação pelo Governo do Estado. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedu)