MEIO AMBIENTE

Encontro virtual reunirá John Kerry e Governadores pelo Clima

Além do governador do ES, participarão os governadores de SP, RS, PA, MS, PI e do MA.

Em 28/07/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Fotos: Brendan Smialowsk/AFP e Hélio Filho-Secom/ES (Montagem: Correio Capixaba)

"A reunião será fundamental para apresentar os projetos para serem executados na área de recomposição florestal, bioeconomia e desenvolvimento socioprodutivo", disse Renato Casagrande (ES), articulador do movimento Governadores pelo Clima.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ao lado de outros seis chefes de Executivos Estaduais, se reúne na próxima sexta-feira (30), às 16 horas (de Brasília), com o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, por meio de videoconferência. No encontro, serão apresentados os projetos prioritários de cada região do País na área de conservação ambiental para angariar fundos para a realização das iniciativas.

A reunião faz parte do movimento Governadores pelo Clima que, em abril último, enviou uma carta ao presidente americano, Joe Biden, para fortalecer essa agenda ambiental. A ideia central do encontro é apresentar a John Kerry, considerado o “Czar do clima”, os principais projetos a serem executados pelos governos subnacionais.

Para tanto, a ideia é de que seja criado um “Consórcio de Mudanças Climáticas” para administrar o fundo, que poderá receber investimentos de países e entidades que lutam pela preservação do meio ambiente.

Além de Casagrande, participarão da reunião os governadores de São Paulo, João Doria (representante da região Sudeste); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (Sul); do Pará, Helder Barbalho (Norte); do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (Centro-Oeste); do Piauí, Wellington Dias (Nordeste); e do Maranhão, Flávio Dino (Consórcio da Amazônia).

De acordo com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, articulador dos Governadores pelo Clima, a reunião será fundamental para apresentar os projetos para serem executados na área de recomposição florestal, bioeconomia e desenvolvimento socioprodutivo. O tempo de execução varia de 24 a 72 meses.

“Os Estados precisam liderar um movimento relacionado ao clima e podemos criar uma governança para que possamos receber fundos de países, entidades ou pessoas que queiram investir nesse tema. Os Estados e o Brasil precisam dar sua contribuição nesse tema tão vital para a nossa sobrevivência. Precisamos gerar oportunidades para quem quer investir no País", afirmou Casagrande.

Serão apresentados nove programas com a previsão de gerar mais de 90 mil empregos verdes. Os valores dos projetos ainda estão sendo calculados.

Pauta da reunião

1) Gestão Integrada dos Recursos Hídricos e Revitalização das Bacias Hidrográficas (BH) do Espírito Santo: BH do Rio Itapemirim, BH do Rio Santa Maria do Doce e BH do Rio Santa Joana;
2) Proteção e Conservação da Mata Atlântica no Vale do Futuro (Vale do Ribeira / São Paulo);
3) Projeto integrado de monitoramento, conservação, restauração florestal e desenvolvimento socioprodutivo da região Nordeste do Brasil;
4) Expansão do Programa Maranhão Verde;
5) Renova Taquari;
6) PRÓ PANTANAL – Programa de Apoio à Recuperação do Bioma Pantanal;
7) Bioeconomia “Pé no Chão”;
8) Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Região Sul;
9) Conservação e recuperação de ambientes florestais e campestres nos biomas Pampa e Mata Atlântica. (As informação são do Governo/ES)

Leia também:

Estradas de Ferro administradas pela Vale são bem avaliadas
ArcelorMittal Tubarão anuncia ações de controle ambiental
Vaticano reunirá religiosos e especialistas para discutir o clima
ONG: Iniciativa transforma lixo plástico em pranchas de surf
Um clique, uma árvore: Plante uma árvores sem sair de casa
No ES, todos os municípios realizam licenciamento ambiental
Alunos de escolas públicas participam de concurso de redação
Portocel faz ações educativas na Semana do Meio Ambiente
Vale promete recuperar 500 mil hectares de florestas até 2030
Escola supre 20% do consumo de água com sistema de reúso
Daniel Alves, Shakira e príncipe William se unem por mudanças
Maioria das grandes empresas não cumpre metas do clima
Governo do ES cria Programa Ambiental e apoio aos Municípios
Serra apresenta sistemas on-line de Licenciamento e Projetos

TAGS:
MEIO AMBIENTE | CARTA ABERTA | ACORDE DE PARÍS | SAÚDE | ECONOMIA | EMPREGOS